terça-feira, 22 de agosto de 2023

Como argumentar

 Processo Argumentativo | Blog Cidadania & Cultura

 https://fernandonogueiracosta.wordpress.com

Observe: argumentar é persuadir. Persuadir é tentar convencer. Convencer é vencer juntos. Ou seja, para conseguir a adesão do leitor à tese (ponto de vista, proposição) sobre determinada tema, o produtor textual produzirá um roteiro cognitivo que, talvez, ele nem se dê conta, mas que é imprescindível para alcançar o seu objetivo.

O texto dissertativo-argumentativo, como sabemos, é um gênero característico da área científica, que tem como objetivo modificar ou manter o pensamento do leitor em relação a um assunto, por isso as estratégias argumentativas a serem utilizadas são fundamentais para que o autor consiga o seu intento.

As estratégias argumentativas dizem respeito, por exemplo, à variante e ao repertório linguísticos a serem utilizados. Deve-se usar a modalidade padrão da língua e um vocabulário culto e variado. A oralidade será aceita, por exemplo, se ela vier como recurso irônico.

A clareza é outra estratégia que deve ser perseguida pelo autor; pois, se o texto proporcionar dificuldade de entendimento ao leitor, esteja certo que este não irá aderir a tese daquele. Aliás, a própria progressão textual também colabora com a engenharia argumentativa do texto.

Já os tipos de argumentação se referem aos modos dizer que irão persuadir o leitor. Veja os mais recorrentes: 

CIA - Publicações: A ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO  PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 

http://centraldeinteligenciaacademica.blogspot.com

Autoridade: utiliza-se o pensamento de alguém com referência no assunto abordado.

Ex. Quando expôs suas esculturas de corpos humanos em São Paulo, no ano passado, o artista inglês Antony Gormley comentou numa entrevista que lhe chamara à atenção a presença constante de pessoas estendidas pelas ruas do centro da cidade.

Causa e consequência: a argumentação é aceita por ser causa ou consequência de algum dado fornecido.

Ex. As pessoas que moram na ainda Cidade Maravilhosa convivem com situação somente comparável, talvez, a países em situação de guerra: são trabalhadores, mães de família, adolescentes que saem de suas casas e correm, constantemente, o risco de sofrerem algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica.

– Comparação: estabelece o confronto entre duas realidades diferentes.

Ex. Atualmente, no Brasil e no Chile, fervilham movimentações por direitos sociais. Enquanto em nosso país vizinho estudantes vão às ruas pela melhoria do ensino público, aqui, ainda se busca o direito a condições mínimas de saúde, educação, segurança e decência política.

– Evidência: pretende-se conquistar o leitor por meio de provas.

Ex. De acordo com pesquisas veiculadas recentemente pela mídia, muitas pessoas estão deixando a linha de pobreza. Isto pode significar que exista um avanço na economia.

– Exemplificação: fatos contribuem para justificar a tese do produtor textual.

Ex. Grande parte da população invade as ruas por melhorias sociais, dentre elas a condenação daqueles envolvidos com a corrupção. Também seria um bom momento para pensarmos sobre nossas ações em furar filas, avançar sinais e outros pequenos deslizes.

– Princípio: a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (lógica, científica, ética, estética etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.

Ex. A derrubada dos índices de mortalidade infantil exige tempo, trabalho e planejamento. E se o índice de mortalidade infantil de São Caetano do Sul, em São Paulo, foi o que mais caiu no país, conclui-se que esse foi o município do País que mais investiu tempo, trabalho e planejamento na área. 

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Como começar uma redação

Como começar uma Redação! Como não ter um branco ao iniciar uma redação -  Enem Descomplicado

Das três partes que compõem a estrutura dos textos científicos – introdução, desenvolvimento e conclusão –, alguns produtores textuais têm a Introdução como aquela que lhes traz maior tensão no ato inicial da escrita. Em princípio, isso seria esperado apenas no momento de elaboração dos argumentos. Mas...

 

A Introdução apresenta ao leitor o tema e a tese (ponto de vista) que o produtor textual defende em relação ao assunto. Já os argumentos, que darão suporte à tese defendida pelo autor, devem fazer parte do Desenvolvimento.

 

Para textos dissertativo-argumentativos a serem escritos com, em média, trinta linhas, recomenda-se a construção de apenas um parágrafo, em torno de quatro a cinco linhas.  E se este momento inicial costuma bloquear a sua criatividade, sugerimos algumas formas de você dar vazão a ela.

 

Veja:

 

a) Declaração


Ex. É um grande equívoco a descriminalização das drogas. Nossos governos e a sociedade parecem não vislumbrar uma situação social que, certamente, trará problemas muitos mais graves que os atuais, com a possibilidade de se tornarem insanáveis.

 

b) Divisão


Ex. De um lado, adolescentes que se utilizam das redes sociais, com um desenvolvimento de causar inveja aos velhos, se utilizando de uma linguagem rápida, codificada e eficiente; de outro, professores temerosos de que essa forma de grafar vá até a sala de aula. Um pouco de atenção e análise fará o temor dos educadores vir por água abaixo.

 

c) Pergunta


Ex. Será que a transposição do rio São Francisco trará, efetivamente, para os nordestinos os benefícios que asseguram seus idealizadores? Não haveria outra forma de se conseguir esse objetivo sem trazer danos à natureza e aos habitantes das áreas ribeirinhas?

 

d) Frase nominal


Ex. Um caos. É o que se pode concluir das cidades brasileiras que estão recebendo, quase que diariamente, milhares de imigrantes vindos do Haiti, da Colômbia e de outros países da América do Sul. Seja fugindo das intempéries da natureza ou buscando crescimento profissional o fato é que esses imigrantes estão trazendo sérios problemas a algumas cidades brasileiras.

 

e) Citação direta


Ex. “Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com que as pessoas parem de lê-los.” A frase do escritor norte-americano Ray Bradbury ilustra com maestria a contribuição incalculável que os livros possuem para a construção de nossas sociedades.

 

f) Citação indireta


Ex. Quando disse que os limites da sua linguagem denotam os limites do seu mundo, o filósofo norte-americano Wittgenstein evidenciou a importância que a linguagem possui não só para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, mas sim da própria humanidade.

 

g) Adjetivação


Ex. Ineficaz. É o mínimo que se pode dizer sobre a política dos governos federal e estadual diante do aumento avassalador da violência nas grandes e médias cidades brasileiras. As ações realizadas até aqui não conseguem sequer minimizar a tensão vivida pelos seus habitantes.

 

h) Referência às Artes


Ex. Esperando encontrar um doador para o transplante de coração, o personagem Paulo, do filme 21 Gramas, representa o protótipo de alguém que necessita de uma doação de órgãos: uma luta diária regada a dor e a suspense. No Brasil, muitos “encenam esse filme”, pois o nível de doação se encontra aquém do esperado, enquanto a procura continua com alto índice nas estatísticas, e isso precisa mudar o mais rápido possível.

 

i) Contextualização histórica


Ex. Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente.

 

Atualmente, concursos e instituições – como o ENEM – dispensam a presença de um título. Se houver exigência, elabore um enunciado curto e criativo que sirva, não de adorno ao texto, mas sim para despertar o interesse do leitor.

 

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

sábado, 15 de julho de 2023

Como Introduzir a Tese na Redação

Como introduzir uma Tese na Redação do Enem

Em uma aula de redação, no momento em que o professor explica a proposta, grande parte dos alunos diz não saber como começar a escrever, como introduzir a tese no primeiro ou nos primeiros parágrafos do texto. Realmente não é fácil iniciar a escrita, mas se escrevermos com frequência, isso se tornará mais fácil com o tempo e, com as orientações abaixo, podemos ver que há vários modos de começar uma dissertação – argumentativa.

1. Conceituando (definindo) algo – É a forma mais comum de se começar. Por exemplo:

Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis…

2. Apresentando alguma(s) estratégias argumentativas como dados estatísticos, exemplos, citações, depoimentos etc – No ENEM, não é adequado copiar dados da coletânea, já que nele esta é, apenas, fonte de inspiração para ampliar seu conhecimento sobre o tema, então, este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio bastante vasto e certeiro, pois se você escrever algo errado, pode comprometer seu texto no quesito “coerência externa/verossimilhança”.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrentará dificuldades para concluir projetos que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor durante a Copa de 2014. A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), ao qual a Folha teve acesso. Segundo o documento, foram concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a reguladora deveria ter comprometido em 2012 com projetos exigidos pelo Gcopa (Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do Executivo que acompanha as ações de preparação para a Copa do Mundo de 2014).

3. Usando linguagem metafórica ou sentido figurado – Método mais indicado, geralmente, para iniciar redações cujos temas são reflexivos, como por exemplo, amizade, liberdade etc (temas mais recorrentes em provas da Fuvest e da Unesp). O ENEM normalmente elabora temas de cunho social e não reflexivos, mas nada impede que você inicie sua redação utilizando metáforas ou o sentido figurado.

“Sorteio de vagas na educação… triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que transformam-se em números sem particularidade individual e acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância. (…)

4. Narrando – Sim, você pode iniciar uma dissertação – argumentativa narrando algo, mas deve parar por aí e voltar a dissertar e a argumentar logo em seguida, senão seu texto será zerado na segunda competência da grade de correção do ENEM (“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”). Pensando na proposta do ENEM 2012, vejamos um exemplo:

“Maria, cidadã boliviana, não conseguia encontrar emprego em seu país e, desesperada por uma vida melhor para ela e para seus filhos, aceitou a proposta de um conhecido que a ofereceu um emprego no Brasil, em São Paulo, como costureira. Sonhando com com um trabalho digno, embarcou, mas logo se desiludiu ao conhecer a confecção escura, apertada, mal ventilada onde iria trabalhar; decepcionou-se com seu baixíssimo salário e cansou-se de, já no primeiro dia, costurar por mais de 15 horas e mal conseguir dormir no alojamento.”

 Enem 2023 inscrições abertas - DNE Blog 

5. Interrogando o tema – Na primeira publicação desta série, seguiremos um tipo de planejamento da sua redação a partir da transformação do tema em pergunta e das respostas para esta pergunta que, por sua vez, orientariam toda a argumentação e assim podemos introduzir uma tese, questionando. Mas atenção: todas as perguntas feitas devem ser respondidas pelo autor. Tendo em mente o ENEM 2012, temos um exemplo:

“O que leva uma pessoa a imigrar para outro país? A busca por uma vida melhor? A fuga de um regime totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande amor?”

6. Contestando o tema – Sim, você pode discordar do tema (e assim contestá-lo) desde que tenha argumentos fortes para isso. Muitos perguntam se há a possibilidade do corretor não gostar do texto, não concordar e assim dar nota baixa. E a resposta é não. O corretor está lá para verificar se a redação atende às expectativas da banca em relação à grade de correção (as competências) do ENEM e não para gostar ou não do seu ponto de vista, até porque você deve escrever imaginando um leitor universal e não o corretor.

“Embora se divulgue que o trabalho infantil no Brasil diminuiu consideravelmente, isso não é o bastante, já que o ideal é que ele seja erradicado não só do nosso país, mas do mundo todo. Crianças ainda trabalham, até em regime escravo, em plantações, carvoarias, nas cidades e até em suas próprias casas”

7. Traçar uma trajetória histórica comparando passado e presente, projetando um futuro.

“A história da humanidade deu-se através dos movimentos imigratórios em busca de desenvolvimento, de poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos mesmos motivos…”

8. Descrever lugares, pessoas etc. – Aqui vale a mesma orientação para o início narrativo: descreva, narre e logo vá para a dissertação – argumentativa para não zerar no tipo textual.

“Um porão escuro, fechado e mal ventilado; nele há várias máquinas de costura nas quais há, em cada uma, uma pessoa que buscou na imigração um sonho de vida e acabou deparando-se com o trabalho escravo em uma confecção que vende roupas para uma grande rede de lojas que, por sua vez, vendem estas peças a preços que elas nunca poderão pagar, mesmo trabalhando mais de 15 horas por dia.”

https://infoenem.com.br/

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa