segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2020

  Tema da redação do Enem 2020 é 'estigma associado às doenças mentais' -  Guia do Estudante

INTRODUÇÃO

        No filme estadunidense “Coringa”, o personagem principal, Arthur Fleck, (ABERTURA DO TEXTO) sofre de um transtorno mental que o faz ter episódios de riso exagerado e descontrolado em  público, motivo pelo qual é frequentemente atacado nas ruas. Em consonância com a  realidade de Arthur, está a de muitos cidadãos, que o estigma associado às doenças          mentais na sociedade brasileira (TEMA) ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação dessa classe  por parcela da população verde-amarela. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que o longa norte-americano se torne apenas uma ficção.  (TESE)

DESENVOLVIMENTO

          Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos transtornos da mente no espectro brasileiro, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal nesse caso. (ARG. 1) (INTRODUÇÃO) Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com  maior número de casos de depressão da América Latina e, mesmo diante desse cenário alarmante, os tratamentos às doenças mentais, quando oferecidos, não são, na maioria das vezes, eficazes. (DESENVOLVIMENTO) Isso acontece pela falta de investimentos em centros especializados no cuidado para com essas condições. (CONCLUSÃO)

       Consequentemente, muitos portadores, sobretudo aqueles de menor renda, não são devidamente tratados, contribuindo para sua progressiva marginalização perante o  corpo social. (ARG. 2)  (INTRODUÇÃO) Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições  Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes  na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. (DESENVOLVIMENTO) Desse modo, é imprescindível que, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês, essa problemática seja revertida. (CONCLUSÃO)

            Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão ao grupo em pauta, (ARG. 3) uma vez que ambos representam impasses para a completa socialização dos portadores de transtornos mentais. (INTRODUÇÃO) Esse preconceito se dá pelos errôneos ideais de felicidade disseminados na sociedade como metas universais. Entretanto, essas concepções segregam os indivíduos          entre os “fortes” e os “fracos”, em que os fracos, geralmente, integram a classe em discussão, dado que não atingem os objetivos estabelecidos, tal como a estabilidade emocional. Tal conjuntura segregacionista contrária o princípio do “Espaço Público”,  da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos aqueles que  possuem algum tipo de transtorno, nesse caso – na teia social. (DESENVOLVIMENTO) Dessa maneira, essa celeuma urge ser solucionada, para que o princípio da alemã se torne verdadeiro no país tupiniquim. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

          Portanto, compete ao Ministério da Saúde  (QUEM) investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos  especializados de cuidado, (QUE) destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros. (COMO) Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União, órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos, (DETALHAMENTO) com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz. (PARA QUE) Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento das pessoas doentes e vulneráveis. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a situação de Fleck (RETOMADA À ABERTURA DO TEXTO) não mais representará a dos brasileiros.

 Júlia Sampaio / https://vestibular.brasilescola.uol.com.br

OBS.: Os Elementos Coesivos estão marcados em vermelho.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2019

 Confira a análise do tema da redação do Enem 2019

INTRODUÇÃO

 (sem título)

        De acordo com a Constituição de 1988, todos os cidadãos possuem o direito ao lazer na comunidade. Contudo, na atual sociedade brasileira, há uma ínfima democratização do acesso aos cinemas (TEMA) devido, majoritariamente, à negligência governamental e à má formação socioeducacional. (TESE)

DESENVOLVIMENTO

            A priori, vale ressaltar o Pacto Social, do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como o lazer e o bem-estar. (1º. ARG.) (INTRODUÇÃO) No entanto, é evidente o rompimento desse contrato quanto aos cinemas brasileiros, visto que existe uma concentração desses espaços nas áreas de maiores rendas, o que torna um ambiente excludente para uma parcela da sociedade. (DESENVOLVIMENTO) Assim, é notória a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda a população, pois, com a grande distância dos locais periféricos aos centros urbanos e o elevado custo para ter esse acesso, os cidadãos se desestimulam a frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

            Além disso, alude-se ao pensamento do intelectual Paulo Freire, ao evidenciar que, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Sob essa perspectiva, percebe-se a importância do estímulo nas escolas ao acesso dos jovens ao cinema, haja vista que existem muitos jovens que não conhecem seus direitos ao lazer, como o pagamento do valor de meia entrada nos cinemas por estudantes. (DESENVOLVIMENTO) Dessa forma, as instituições de ensino possuem uma importante função na democratização desse acesso, colaborando para que os cidadãos possuam um acesso aos seus direitos e o hábito de frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

          Portanto, urge ao governo federal, aliado às esferas estadual e municipal, (QUEM), descentralizar os cinemas, (O QUE) por meio da ampliação das redes cinematográficas (COMO) em todo o Brasil e nos locais periféricos das cidades, com a finalidade de permitir que toda a sociedade tenha esse acesso, (PARA QUE) sem haver uma locomoção de longa duração e com custo acessível aos indivíduos de baixa renda. (DETALHAMENTO)

          Ademais, compete à Escola, em parceria com as empresas cinematográficas, (QUEM) orientar os adolescentes a frequentarem os cinemas, (O QUE) por intermédio de projetos pedagógicos (como atividades lúdicas, filmes e documentários que elucidem sobre a importância da crítica dos cinemas e como adquirir os direitos ao acesso e ao lazer, (COMO) a fim de aumentar o número de telespectadores dessa arte. (PARA QUE) Com isso, efetivar o que garante a Constituição de 1988, melhorando a democratização desse acesso. (DETALHAMENTO)

Letícia Islávia, Teresina (PI)

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa