sexta-feira, 4 de maio de 2018

ENEM 2018 / A Legalização do Aborto no País


   
 A favor da vida

De um lado, representantes da ala conservadora da sociedade rechaçando um debate mais amplo sobre o tema; de outro, ativistas sociais defendendo uma discussão que envolva setores de todo o País. Ao que parece, a sociedade ainda não percebeu a importância de se colocar a legalização do aborto na pauta das discussões urgentes do Brasil.

É fundamental ressaltar, primeiro, que qualquer pessoa é a favor da vida. No entanto, números estatísticos registram que o aborto ocorre em grande escala no Brasil. Fechar os olhos a essa situação representa uma irresponsabilidade social.

Em se tratando do aborto clandestino, é importante ressaltar que ele atinge principalmente pessoas mais simples da sociedade.  Mulheres, inclusive menores de idade, são levadas a tomar essa atitude por não encontrarem alternativas. Ignorar esse fato representa, mais que negligência, um ato desumano.

Fora as autorizações previstas pela justiça, – gestação resultante de estupro, risco de morte à mulher e fetos anencéfalos – a legalização do aborto nos leva a outra questão:  esse ato representa uma negação do direito à vida.

Melhor fariam os representantes políticos do País, se assumissem a saúde como um dos setores essenciais de investimentos. Aparelhando os hospitais com psicólogos e médicos especialistas na área. Implantando a saúde comunitária nos bairros menos favorecidos. Ou seja, assegurando a saúde como um direito à sobrevivência da pessoa humana.

Paulo Jorge de Jesus. Jun/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário