TEMA: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
INTRODUÇÃO
(sem título)
De acordo com a Constituição de 1988, todos os
cidadãos possuem o direito ao lazer na comunidade. Contudo, na atual
sociedade brasileira, há uma ínfima democratização do acesso aos cinemas (TEMA) devido, majoritariamente, à negligência governamental e à má formação
socioeducacional. (TESE)
DESENVOLVIMENTO
A priori,
vale ressaltar o Pacto Social,
do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos
imprescindíveis dos indivíduos, como o lazer e o bem-estar. (1º. ARG.) (INTRODUÇÃO)
No entanto,
é evidente
o rompimento desse
contrato quanto aos cinemas brasileiros, visto que existe uma concentração desses
espaços nas áreas de maiores rendas, o que torna um ambiente excludente para uma
parcela da sociedade. (DESENVOLVIMENTO)
Assim,
é notória
a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda a população, pois,
com a grande distância dos locais periféricos aos centros urbanos e o
elevado custo para ter esse acesso, os cidadãos se desestimulam a
frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)
Além disso, alude-se ao pensamento do intelectual Paulo Freire, ao
evidenciar que, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda". (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Sob essa perspectiva,
percebe-se a importância do estímulo nas escolas ao acesso dos jovens ao
cinema, haja
vista que existem muitos jovens que não conhecem seus direitos ao
lazer, como o pagamento do valor de meia entrada nos cinemas por estudantes. (DESENVOLVIMENTO) Dessa forma, as instituições de ensino
possuem uma importante função na democratização desse acesso, colaborando para que
os cidadãos possuam um acesso aos seus direitos e o hábito de frequentarem os
cinemas. (CONCLUSÃO)
CONCLUSÃO
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Portanto, urge ao governo federal, aliado às esferas estadual e municipal, (QUEM), descentralizar os cinemas, (O QUE) por meio da ampliação das redes cinematográficas (COMO) em todo o Brasil e nos locais periféricos das cidades, com a finalidade de permitir que toda a sociedade tenha esse acesso, (PARA QUE) sem haver uma locomoção de longa duração e com custo acessível aos indivíduos de baixa renda. (DETALHAMENTO)
Ademais,
compete à Escola, em parceria com as empresas cinematográficas, (QUEM) orientar
os adolescentes a frequentarem os cinemas, (O QUE) por intermédio de projetos
pedagógicos (como atividades lúdicas, filmes e documentários que elucidem sobre
a importância da crítica dos cinemas e como adquirir os direitos ao acesso e ao
lazer, (COMO) a fim de
aumentar o número de telespectadores dessa arte. (PARA QUE) Com isso, efetivar
o que garante a Constituição de 1988, melhorando a democratização desse acesso. (DETALHAMENTO)
Letícia Islávia, Teresina (PI)
INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES
1) Os elementos coesivos estão grafados em vermelho.
2) A Introdução foi construída de forma básica: um parágrafo com dois períodos.
3) A tese – ou ponto de vista – foi criada em torno de dois elementos: negligência governamental e má formação socioeducacional. Algo raro em redações.
4) Os parágrafos do desenvolvimento foram construídos de forma elementar, ou seja, ambos contendo três períodos. O primeiro traz a introdução do parágrafo contendo o argumento. No segundo, foi desenvolvido o argumento. E terceiro traz a conclusão sobre o argumento. Cada parágrafo do desenvolvimento representa uma miniredação.
5) O último parágrafo do texto traz a Conclusão com os Agentes da Proposta de Intervenção em dois parágrafos, algo raro em redações, mas está corretíssimo, uma vez que a tese da autora do texto contém dois elementos: negligência governamental e má formação socioeducacional.
Nota 1.000 com louvor.
Paulo
Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa
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