quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2018

 Vemver Cidade | Tema da redação do Enem 2018 é manipulação na internet 

INTRODUÇÃO

          No filme “O jogo da imitação”, o personagem Alan Turing consegue prejudicar o avanço da Alemanha nazista, porque decifrou os algoritmos correspondentes ao projeto de guerra de Hitler. Diante disso, pode-se observar, desde a segunda metade do século XX, a relevância do conhecimento tecnológico para atingir certos objetivos. Contudo, diferentemente de tal contexto, atualmente, utiliza-se a tecnologia, muitas vezes, não para o bem coletivo, como representado pelo filme, mas para vantagem privada, (TESE) mediante a manipulação de dados de usuários da internet. (TEMA)

DESENVOLVIMENTO

         Em primeiro lugar, cabe abordar a dificuldade de regulação dos sites quanto ao acesso aos dados de quem está inserido no ambiente virtual. (1º. ARG) (INTRODUÇÃO) De acordo com Sartre, o homem deve zelar pelo bem coletivo em detrimento do individual, uma vez que ele está articulado a uma comunidade. No entanto, a tecnologia, atualmente, rompe com tal lógica altruísta, pois se prioriza o lucro gerado pela manipulação do indivíduo.  Isso ocorre porque muitas empresas detêm habilidades técnicas para traçar perfis individuais, direcionando, por conseguinte, o consumo, além de influenciar escolhas e gostos de cada um. (DESENVOLVIMENTO) Logo, verifica-se também uma ruptura com a filosofia kantiana de que a pessoa deve ser um fim em si mesma e não um meio de conseguir alcançar interesses particulares. (CONCLUSÃO)

         Ademais, outro fator a salientar é a falta de informação do público no que tange à internet. (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Diante do advento da Era Tecnológica, nota-se uma educação incompleta e que não prepara o indivíduo para um mundo imerso em computadores e inteligência artificial. (DESENVOLVIMENTO) Nessa perspectiva, apesar de, desde a infância, estar em contato com tablets e celulares, a criança cresce sem saber discernir corretamente quais informações podem ser publicadas ou se seu dispositivo está realmente seguro. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

        Portanto, compete ao Ministério da Educação (QUEM) promover a inclusão de disciplinas como Ética e Tecnologia (O QUE), mediante a alteração na Lei de Bases e Diretrizes da Educação (COMO), que impulsionará uma maior difusão da percepção crítica acerca do mundo virtual (DETALHAMENTO 1) e de como utilizá-lo, a fim de mitigar a manipulação da conduta dos consumidores. (PARA QUE) Dessa forma, além de formar cidadãos mais capazes de reconhecer tal adversidade, será possível construir uma sociedade mais bem intencionada e  preocupada com o bem coletivo. (DETALHAMENTO 2)

 Isabel Petrenko Dória, 18 anos, Curso pH.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

sábado, 16 de setembro de 2023

Como Construir a Proposta de Intervenção

 Proposta de intervenção: como fazer a redação do ENEM

 https://milenioescolar.com.br

A Proposta de Intervenção deve ter uma abordagem completa e contextualizada para ser considerada legítima e produtiva pela banca avaliadora.

Pensando nisso, é possível elencarmos 5 elementos essenciais para uma boa proposta de intervenção. Para entender melhor quais são esses elementos, observe o exemplo abaixo: 

“Por isso, para combater tal manipulação, é necessário que o Ministério da Educação, com o auxílio de escolas, promova saraus e campanhas, em diversas mídias de massa que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informação, por meio de incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis, com a finalidade de criar uma população com grande senso crítico, podendo discernir notícias falsas, barrando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático”.

1. Ação: o que será feito?

O primeiro passo para elaborar uma proposta de intervenção é pensar o que deve ser feito para resolver o problema apresentado. No exemplo que observamos anteriormente, a ação é “promover saraus e campanhas”.

2. Agente: quem fará?

Depois de pensar na ação, você deve informar quem seria o responsável pelo seu planejamento e execução dela. Órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias, as famílias, escolas e ONGs são alguns dos agentes possíveis. No texto de exemplo, os agentes são “Ministério da Educação, com o auxílio de escolas”.

3. Modo/meio: como será feito? 

Após determinar a ação e o agente, é o momento de explicar como a medida será colocada em prática. No exemplo, o modo é “por meio de incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis”.

4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema?

É essencial que na proposta de intervenção você também mencione o efeito da sua intervenção sobre o problema. Ou seja, qual a finalidade dela. No exemplo, a ação proposta buscava ter como resultado “uma população com grande senso crítico, podendo discernir notícias falsas, barrando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático”.

5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Você já deve ter ouvido falar de muitos estudantes que perderam pontos por não detalhar a proposta de intervenção, certo?  Mas não precisa se desesperar: os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os quatro elementos anteriores (ação, agente, modo e finalidade). No exemplo que vimos antes, o detalhamento é  “em diversas mídias de massa que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informação”.

Fonte: https://www.blogdoead.com.br

Acesso em: 16 de setembro de 2023, às 13h48.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Como argumentar

 Processo Argumentativo | Blog Cidadania & Cultura

 https://fernandonogueiracosta.wordpress.com

Observe: argumentar é persuadir. Persuadir é tentar convencer. Convencer é vencer juntos. Ou seja, para conseguir a adesão do leitor à tese (ponto de vista, proposição) sobre determinada tema, o produtor textual produzirá um roteiro cognitivo que, talvez, ele nem se dê conta, mas que é imprescindível para alcançar o seu objetivo.

O texto dissertativo-argumentativo, como sabemos, é um gênero característico da área científica, que tem como objetivo modificar ou manter o pensamento do leitor em relação a um assunto, por isso as estratégias argumentativas a serem utilizadas são fundamentais para que o autor consiga o seu intento.

As estratégias argumentativas dizem respeito, por exemplo, à variante e ao repertório linguísticos a serem utilizados. Deve-se usar a modalidade padrão da língua e um vocabulário culto e variado. A oralidade será aceita, por exemplo, se ela vier como recurso irônico.

A clareza é outra estratégia que deve ser perseguida pelo autor; pois, se o texto proporcionar dificuldade de entendimento ao leitor, esteja certo que este não irá aderir a tese daquele. Aliás, a própria progressão textual também colabora com a engenharia argumentativa do texto.

Já os tipos de argumentação se referem aos modos dizer que irão persuadir o leitor. Veja os mais recorrentes: 

CIA - Publicações: A ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DO  PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 

http://centraldeinteligenciaacademica.blogspot.com

Autoridade: utiliza-se o pensamento de alguém com referência no assunto abordado.

Ex. Quando expôs suas esculturas de corpos humanos em São Paulo, no ano passado, o artista inglês Antony Gormley comentou numa entrevista que lhe chamara à atenção a presença constante de pessoas estendidas pelas ruas do centro da cidade.

Causa e consequência: a argumentação é aceita por ser causa ou consequência de algum dado fornecido.

Ex. As pessoas que moram na ainda Cidade Maravilhosa convivem com situação somente comparável, talvez, a países em situação de guerra: são trabalhadores, mães de família, adolescentes que saem de suas casas e correm, constantemente, o risco de sofrerem algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica.

– Comparação: estabelece o confronto entre duas realidades diferentes.

Ex. Atualmente, no Brasil e no Chile, fervilham movimentações por direitos sociais. Enquanto em nosso país vizinho estudantes vão às ruas pela melhoria do ensino público, aqui, ainda se busca o direito a condições mínimas de saúde, educação, segurança e decência política.

– Evidência: pretende-se conquistar o leitor por meio de provas.

Ex. De acordo com pesquisas veiculadas recentemente pela mídia, muitas pessoas estão deixando a linha de pobreza. Isto pode significar que exista um avanço na economia.

– Exemplificação: fatos contribuem para justificar a tese do produtor textual.

Ex. Grande parte da população invade as ruas por melhorias sociais, dentre elas a condenação daqueles envolvidos com a corrupção. Também seria um bom momento para pensarmos sobre nossas ações em furar filas, avançar sinais e outros pequenos deslizes.

– Princípio: a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (lógica, científica, ética, estética etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.

Ex. A derrubada dos índices de mortalidade infantil exige tempo, trabalho e planejamento. E se o índice de mortalidade infantil de São Caetano do Sul, em São Paulo, foi o que mais caiu no país, conclui-se que esse foi o município do País que mais investiu tempo, trabalho e planejamento na área. 

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Como começar uma redação

Como começar uma Redação! Como não ter um branco ao iniciar uma redação -  Enem Descomplicado

Das três partes que compõem a estrutura dos textos científicos – introdução, desenvolvimento e conclusão –, alguns produtores textuais têm a Introdução como aquela que lhes traz maior tensão no ato inicial da escrita. Em princípio, isso seria esperado apenas no momento de elaboração dos argumentos. Mas...

 

A Introdução apresenta ao leitor o tema e a tese (ponto de vista) que o produtor textual defende em relação ao assunto. Já os argumentos, que darão suporte à tese defendida pelo autor, devem fazer parte do Desenvolvimento.

 

Para textos dissertativo-argumentativos a serem escritos com, em média, trinta linhas, recomenda-se a construção de apenas um parágrafo, em torno de quatro a cinco linhas.  E se este momento inicial costuma bloquear a sua criatividade, sugerimos algumas formas de você dar vazão a ela.

 

Veja:

 

a) Declaração


Ex. É um grande equívoco a descriminalização das drogas. Nossos governos e a sociedade parecem não vislumbrar uma situação social que, certamente, trará problemas muitos mais graves que os atuais, com a possibilidade de se tornarem insanáveis.

 

b) Divisão


Ex. De um lado, adolescentes que se utilizam das redes sociais, com um desenvolvimento de causar inveja aos velhos, se utilizando de uma linguagem rápida, codificada e eficiente; de outro, professores temerosos de que essa forma de grafar vá até a sala de aula. Um pouco de atenção e análise fará o temor dos educadores vir por água abaixo.

 

c) Pergunta


Ex. Será que a transposição do rio São Francisco trará, efetivamente, para os nordestinos os benefícios que asseguram seus idealizadores? Não haveria outra forma de se conseguir esse objetivo sem trazer danos à natureza e aos habitantes das áreas ribeirinhas?

 

d) Frase nominal


Ex. Um caos. É o que se pode concluir das cidades brasileiras que estão recebendo, quase que diariamente, milhares de imigrantes vindos do Haiti, da Colômbia e de outros países da América do Sul. Seja fugindo das intempéries da natureza ou buscando crescimento profissional o fato é que esses imigrantes estão trazendo sérios problemas a algumas cidades brasileiras.

 

e) Citação direta


Ex. “Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com que as pessoas parem de lê-los.” A frase do escritor norte-americano Ray Bradbury ilustra com maestria a contribuição incalculável que os livros possuem para a construção de nossas sociedades.

 

f) Citação indireta


Ex. Quando disse que os limites da sua linguagem denotam os limites do seu mundo, o filósofo norte-americano Wittgenstein evidenciou a importância que a linguagem possui não só para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, mas sim da própria humanidade.

 

g) Adjetivação


Ex. Ineficaz. É o mínimo que se pode dizer sobre a política dos governos federal e estadual diante do aumento avassalador da violência nas grandes e médias cidades brasileiras. As ações realizadas até aqui não conseguem sequer minimizar a tensão vivida pelos seus habitantes.

 

h) Referência às Artes


Ex. Esperando encontrar um doador para o transplante de coração, o personagem Paulo, do filme 21 Gramas, representa o protótipo de alguém que necessita de uma doação de órgãos: uma luta diária regada a dor e a suspense. No Brasil, muitos “encenam esse filme”, pois o nível de doação se encontra aquém do esperado, enquanto a procura continua com alto índice nas estatísticas, e isso precisa mudar o mais rápido possível.

 

i) Contextualização histórica


Ex. Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente.

 

Atualmente, concursos e instituições – como o ENEM – dispensam a presença de um título. Se houver exigência, elabore um enunciado curto e criativo que sirva, não de adorno ao texto, mas sim para despertar o interesse do leitor.

 

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa