segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2020

  Tema da redação do Enem 2020 é 'estigma associado às doenças mentais' -  Guia do Estudante

INTRODUÇÃO

        No filme estadunidense “Coringa”, o personagem principal, Arthur Fleck, (ABERTURA DO TEXTO) sofre de um transtorno mental que o faz ter episódios de riso exagerado e descontrolado em  público, motivo pelo qual é frequentemente atacado nas ruas. Em consonância com a  realidade de Arthur, está a de muitos cidadãos, que o estigma associado às doenças          mentais na sociedade brasileira (TEMA) ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação dessa classe  por parcela da população verde-amarela. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que o longa norte-americano se torne apenas uma ficção.  (TESE)

DESENVOLVIMENTO

          Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos transtornos da mente no espectro brasileiro, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal nesse caso. (ARG. 1) (INTRODUÇÃO) Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com  maior número de casos de depressão da América Latina e, mesmo diante desse cenário alarmante, os tratamentos às doenças mentais, quando oferecidos, não são, na maioria das vezes, eficazes. (DESENVOLVIMENTO) Isso acontece pela falta de investimentos em centros especializados no cuidado para com essas condições. (CONCLUSÃO)

       Consequentemente, muitos portadores, sobretudo aqueles de menor renda, não são devidamente tratados, contribuindo para sua progressiva marginalização perante o  corpo social. (ARG. 2)  (INTRODUÇÃO) Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições  Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes  na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. (DESENVOLVIMENTO) Desse modo, é imprescindível que, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês, essa problemática seja revertida. (CONCLUSÃO)

            Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão ao grupo em pauta, (ARG. 3) uma vez que ambos representam impasses para a completa socialização dos portadores de transtornos mentais. (INTRODUÇÃO) Esse preconceito se dá pelos errôneos ideais de felicidade disseminados na sociedade como metas universais. Entretanto, essas concepções segregam os indivíduos          entre os “fortes” e os “fracos”, em que os fracos, geralmente, integram a classe em discussão, dado que não atingem os objetivos estabelecidos, tal como a estabilidade emocional. Tal conjuntura segregacionista contrária o princípio do “Espaço Público”,  da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos aqueles que  possuem algum tipo de transtorno, nesse caso – na teia social. (DESENVOLVIMENTO) Dessa maneira, essa celeuma urge ser solucionada, para que o princípio da alemã se torne verdadeiro no país tupiniquim. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

          Portanto, compete ao Ministério da Saúde  (QUEM) investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos  especializados de cuidado, (QUE) destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros. (COMO) Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União, órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos, (DETALHAMENTO) com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz. (PARA QUE) Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento das pessoas doentes e vulneráveis. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a situação de Fleck (RETOMADA À ABERTURA DO TEXTO) não mais representará a dos brasileiros.

 Júlia Sampaio / https://vestibular.brasilescola.uol.com.br

OBS.: Os Elementos Coesivos estão marcados em vermelho.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2019

 Confira a análise do tema da redação do Enem 2019

INTRODUÇÃO

 (sem título)

        De acordo com a Constituição de 1988, todos os cidadãos possuem o direito ao lazer na comunidade. Contudo, na atual sociedade brasileira, há uma ínfima democratização do acesso aos cinemas (TEMA) devido, majoritariamente, à negligência governamental e à má formação socioeducacional. (TESE)

DESENVOLVIMENTO

            A priori, vale ressaltar o Pacto Social, do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como o lazer e o bem-estar. (1º. ARG.) (INTRODUÇÃO) No entanto, é evidente o rompimento desse contrato quanto aos cinemas brasileiros, visto que existe uma concentração desses espaços nas áreas de maiores rendas, o que torna um ambiente excludente para uma parcela da sociedade. (DESENVOLVIMENTO) Assim, é notória a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda a população, pois, com a grande distância dos locais periféricos aos centros urbanos e o elevado custo para ter esse acesso, os cidadãos se desestimulam a frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

            Além disso, alude-se ao pensamento do intelectual Paulo Freire, ao evidenciar que, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Sob essa perspectiva, percebe-se a importância do estímulo nas escolas ao acesso dos jovens ao cinema, haja vista que existem muitos jovens que não conhecem seus direitos ao lazer, como o pagamento do valor de meia entrada nos cinemas por estudantes. (DESENVOLVIMENTO) Dessa forma, as instituições de ensino possuem uma importante função na democratização desse acesso, colaborando para que os cidadãos possuam um acesso aos seus direitos e o hábito de frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

          Portanto, urge ao governo federal, aliado às esferas estadual e municipal, (QUEM), descentralizar os cinemas, (O QUE) por meio da ampliação das redes cinematográficas (COMO) em todo o Brasil e nos locais periféricos das cidades, com a finalidade de permitir que toda a sociedade tenha esse acesso, (PARA QUE) sem haver uma locomoção de longa duração e com custo acessível aos indivíduos de baixa renda. (DETALHAMENTO)

          Ademais, compete à Escola, em parceria com as empresas cinematográficas, (QUEM) orientar os adolescentes a frequentarem os cinemas, (O QUE) por intermédio de projetos pedagógicos (como atividades lúdicas, filmes e documentários que elucidem sobre a importância da crítica dos cinemas e como adquirir os direitos ao acesso e ao lazer, (COMO) a fim de aumentar o número de telespectadores dessa arte. (PARA QUE) Com isso, efetivar o que garante a Constituição de 1988, melhorando a democratização desse acesso. (DETALHAMENTO)

Letícia Islávia, Teresina (PI)

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Análise das Melhores Redações / ENEM 2018

 Vemver Cidade | Tema da redação do Enem 2018 é manipulação na internet 

INTRODUÇÃO

          No filme “O jogo da imitação”, o personagem Alan Turing consegue prejudicar o avanço da Alemanha nazista, porque decifrou os algoritmos correspondentes ao projeto de guerra de Hitler. Diante disso, pode-se observar, desde a segunda metade do século XX, a relevância do conhecimento tecnológico para atingir certos objetivos. Contudo, diferentemente de tal contexto, atualmente, utiliza-se a tecnologia, muitas vezes, não para o bem coletivo, como representado pelo filme, mas para vantagem privada, (TESE) mediante a manipulação de dados de usuários da internet. (TEMA)

DESENVOLVIMENTO

         Em primeiro lugar, cabe abordar a dificuldade de regulação dos sites quanto ao acesso aos dados de quem está inserido no ambiente virtual. (1º. ARG) (INTRODUÇÃO) De acordo com Sartre, o homem deve zelar pelo bem coletivo em detrimento do individual, uma vez que ele está articulado a uma comunidade. No entanto, a tecnologia, atualmente, rompe com tal lógica altruísta, pois se prioriza o lucro gerado pela manipulação do indivíduo.  Isso ocorre porque muitas empresas detêm habilidades técnicas para traçar perfis individuais, direcionando, por conseguinte, o consumo, além de influenciar escolhas e gostos de cada um. (DESENVOLVIMENTO) Logo, verifica-se também uma ruptura com a filosofia kantiana de que a pessoa deve ser um fim em si mesma e não um meio de conseguir alcançar interesses particulares. (CONCLUSÃO)

         Ademais, outro fator a salientar é a falta de informação do público no que tange à internet. (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Diante do advento da Era Tecnológica, nota-se uma educação incompleta e que não prepara o indivíduo para um mundo imerso em computadores e inteligência artificial. (DESENVOLVIMENTO) Nessa perspectiva, apesar de, desde a infância, estar em contato com tablets e celulares, a criança cresce sem saber discernir corretamente quais informações podem ser publicadas ou se seu dispositivo está realmente seguro. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

        Portanto, compete ao Ministério da Educação (QUEM) promover a inclusão de disciplinas como Ética e Tecnologia (O QUE), mediante a alteração na Lei de Bases e Diretrizes da Educação (COMO), que impulsionará uma maior difusão da percepção crítica acerca do mundo virtual (DETALHAMENTO 1) e de como utilizá-lo, a fim de mitigar a manipulação da conduta dos consumidores. (PARA QUE) Dessa forma, além de formar cidadãos mais capazes de reconhecer tal adversidade, será possível construir uma sociedade mais bem intencionada e  preocupada com o bem coletivo. (DETALHAMENTO 2)

 Isabel Petrenko Dória, 18 anos, Curso pH.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa

sábado, 16 de setembro de 2023

Como Construir a Proposta de Intervenção

 Proposta de intervenção: como fazer a redação do ENEM

 https://milenioescolar.com.br

A Proposta de Intervenção deve ter uma abordagem completa e contextualizada para ser considerada legítima e produtiva pela banca avaliadora.

Pensando nisso, é possível elencarmos 5 elementos essenciais para uma boa proposta de intervenção. Para entender melhor quais são esses elementos, observe o exemplo abaixo: 

“Por isso, para combater tal manipulação, é necessário que o Ministério da Educação, com o auxílio de escolas, promova saraus e campanhas, em diversas mídias de massa que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informação, por meio de incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis, com a finalidade de criar uma população com grande senso crítico, podendo discernir notícias falsas, barrando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático”.

1. Ação: o que será feito?

O primeiro passo para elaborar uma proposta de intervenção é pensar o que deve ser feito para resolver o problema apresentado. No exemplo que observamos anteriormente, a ação é “promover saraus e campanhas”.

2. Agente: quem fará?

Depois de pensar na ação, você deve informar quem seria o responsável pelo seu planejamento e execução dela. Órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias, as famílias, escolas e ONGs são alguns dos agentes possíveis. No texto de exemplo, os agentes são “Ministério da Educação, com o auxílio de escolas”.

3. Modo/meio: como será feito? 

Após determinar a ação e o agente, é o momento de explicar como a medida será colocada em prática. No exemplo, o modo é “por meio de incentivo à leitura de jornais, livros e sites confiáveis”.

4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema?

É essencial que na proposta de intervenção você também mencione o efeito da sua intervenção sobre o problema. Ou seja, qual a finalidade dela. No exemplo, a ação proposta buscava ter como resultado “uma população com grande senso crítico, podendo discernir notícias falsas, barrando-as e, consequentemente, beneficiando o regime democrático”.

5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Você já deve ter ouvido falar de muitos estudantes que perderam pontos por não detalhar a proposta de intervenção, certo?  Mas não precisa se desesperar: os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os quatro elementos anteriores (ação, agente, modo e finalidade). No exemplo que vimos antes, o detalhamento é  “em diversas mídias de massa que mostrem a importância dos jovens buscarem fontes variadas de informação”.

Fonte: https://www.blogdoead.com.br

Acesso em: 16 de setembro de 2023, às 13h48.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portuguesa