quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Análise das Melhores Redações / ENEM 2019

 Inep anula questão do Enem 2019

                                              TEMA: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 

INTRODUÇÃO

 (sem título)

            De acordo com a Constituição de 1988, todos os cidadãos possuem o direito ao lazer na comunidade. Contudo, na atual sociedade brasileira, há uma ínfima democratização do acesso aos cinemas (TEMA) devido, majoritariamente, à negligência governamental e à má formação socioeducacional. (TESE)

DESENVOLVIMENTO

            A priori, vale ressaltar o Pacto Social, do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como o lazer e o bem-estar. (1º. ARG.) (INTRODUÇÃO) No entanto, é evidente o rompimento desse contrato quanto aos cinemas brasileiros, visto que existe uma concentração desses espaços nas áreas de maiores rendas, o que torna um ambiente excludente para uma parcela da sociedade. (DESENVOLVIMENTO) Assim, é notória a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda a população, pois, com a grande distância dos locais periféricos aos centros urbanos e o elevado custo para ter esse acesso, os cidadãos se desestimulam a frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

           Além disso, alude-se ao pensamento do intelectual Paulo Freire, ao evidenciar que, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (2º. ARG.) (INTRODUÇÃO) Sob essa perspectiva, percebe-se a importância do estímulo nas escolas ao acesso dos jovens ao cinema, haja vista que existem muitos jovens que não conhecem seus direitos ao lazer, como o pagamento do valor de meia entrada nos cinemas por estudantes. (DESENVOLVIMENTO) Dessa forma, as instituições de ensino possuem uma importante função na democratização desse acesso, colaborando para que os cidadãos possuam um acesso aos seus direitos e o hábito de frequentarem os cinemas. (CONCLUSÃO)

CONCLUSÃO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

           Portanto, urge ao governo federal, aliado às esferas estadual e municipal, (QUEM), descentralizar os cinemas, (O QUE) por meio da ampliação das redes cinematográficas (COMO) em todo o Brasil e nos locais periféricos das cidades, com a finalidade de permitir que toda a sociedade tenha esse acesso, (PARA QUE) sem haver uma locomoção de longa duração e com custo acessível aos indivíduos de baixa renda. (DETALHAMENTO)

           Ademais, compete à Escola, em parceria com as empresas cinematográficas, (QUEM) orientar os adolescentes a frequentarem os cinemas, (O QUE) por intermédio de projetos pedagógicos (como atividades lúdicas, filmes e documentários que elucidem sobre a importância da crítica dos cinemas e como adquirir os direitos ao acesso e ao lazer, (COMO) a fim de aumentar o número de telespectadores dessa arte. (PARA QUE) Com isso, efetivar o que garante a Constituição de 1988, melhorando a democratização desse acesso. (DETALHAMENTO)

Letícia Islávia, Teresina (PI)

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1) Os elementos coesivos estão grafados em vermelho.

2) A Introdução foi construída de forma básica: um parágrafo com dois períodos.

3) A tese – ou ponto de vista – foi criada em torno de dois elementos: negligência governamental e má formação socioeducacional. Algo raro em redações.

4) Os parágrafos do desenvolvimento foram construídos de forma elementar, ou seja, ambos contendo três períodos. O primeiro traz a introdução do parágrafo contendo o argumento. No segundo, foi desenvolvido o argumento. E terceiro traz a conclusão sobre o argumento. Cada parágrafo do desenvolvimento representa uma miniredação.

5) O último parágrafo do texto traz a Conclusão com os Agentes da Proposta de Intervenção em dois parágrafos, algo raro em redações, mas está corretíssimo, uma vez que a tese da autora do texto contém dois elementos: negligência governamental e má formação socioeducacional.

Nota 1.000 com louvor.

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portugues
a

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Acerca de – Cerca de – Há cerca de

                                   

As expressões existem em nossa língua e estão absolutamente corretas, no entanto muitos produtores textuais enfrentam dificuldades no momento de usá-las, porque elas são expressões homófonas, ou seja, possuem o mesmo som, semelhanças na grafia, embora os sentidos delas sejam diferentes.

Veja:

 Acerca de – A cerca de – Há cerca de | Blog Português sem Mistério

1) Acerca de: significa “a respeito de”, “sobre”.

Ex. O ex-patrão deu boas referências acerca do novo funcionário.

Conversamos a cerca de economia brasileira.

 

2) Cerca de: valor aproximado de um determinado dado numérico.

Ex. Cerca de dez pessoas ficaram soterradas, quando a barreira deslizou.

Pedi a cerca de vinte jornalistas que ficassem atentos às últimas notícias.

 

3) Há cerca de: ideia de tempo decorrido.

Ex. As aulas recomeçaram há cerca de duas semanas.

      Há cerca de dez dias ela não aparece por aqui.

 

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portugues
a

terça-feira, 9 de agosto de 2022

10 Dicas de Redação Nota 1.000

 Inscrições Enem 2022: inscrições, isenção passo a passo - DNE Blog

          1. Ninguém se torna um bom escritor em um passe de mágica. As fórmulas só existem nas ciências exatas e, ainda assim, quando mal aplicadas, são passíveis de erro. Portanto, se você quer se tornar um escritor eficiente, comece sua jornada em busca da competência linguística com o simples hábito de ler. No começo pode ser difícil, mas como todo hábito, aos poucos você vai se acostumar e até tomar gosto pela leitura. Entenda que um bom escritor é, obrigatoriamente, um bom leitor. Corra já para uma biblioteca e recupere o tempo perdido.

·          2. Escreva bastante para treinar e aprimorar as técnicas de redação, mas não se esqueça de que seus textos precisam de um leitor que possa encontrar possíveis erros e mostrar a você maneiras eficientes de solucioná-los. A correção certamente vai te ajudar a sanar dúvidas e evitar que erros se repitam. Peça ajuda para um professor ou alguém com conhecimento específico na área.

·         3. Em concursos e vestibulares, é comum que o número de linhas do texto seja estipulado, geralmente, pede-se que o candidato elabore uma redação com até 30 linhas. Lembre-se de que toda linha extra será desconsiderada no momento da correção, portanto, respeite o número mínimo e o número máximo de linhas.

·         4. Para que uma redação possa ser desenvolvida de maneira satisfatória, ela precisa ter, no mínimo, quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.

·         5. Seja objetivo. Vá direto ao ponto, nada de introduções longas e mirabolantes. Alguns se perdem na “vaguidão inespecífica” e acabam recheando o texto com informações desnecessárias e chavões sem utilidade prática. Há quem acredite que o uso de uma linguagem rebuscada, permeada por arcaísmos e expressões eruditas, pode impressionar os leitores, mas, definitivamente, enfeitar a escrita não vai fazer com que você se pareça mais inteligente aos olhos dos corretores. Objetividade é a palavra de ordem.

·          6. Releia o texto escrito. Reserve um tempo para fazer esse exercício, pois quando relemos nossa redação, a chance de encontramos possíveis erros são bem maiores. Fique atento à coerência e à coesão, cuidado também com as temidas falhas gramaticais.

·         7. Atenção quanto à forma da redação. Capriche na letra e, se ficar em dúvida sobre a legibilidade de sua “caligrafia”, aposte nas letras de forma. Respeite o recuo dos parágrafos, geralmente são dois centímetros a partir da margem (você deve ter aprendido isso lá na alfabetização, por que deixar de usar o que aprendeu?), use o hífen quando fizer uma separação silábica e nunca, nunca pule linhas entre um parágrafo e outro, certo?

·         8. Nem todo vestibular ou concurso pede que sua redação tenha um título. Caso ele seja expressamente solicitado, não se esqueça de que deve ser constituído por uma frase nominal, ou seja, nada de verbos. Prefira títulos curtos e não pontue ao seu final.

·            9. Evite períodos longos, pois esse tipo de construção pode provocar equívocos no momento da pontuação. Isso não quer dizer que você deve fazer de sua redação um telegrama, nada disso: tente encontrar o equilíbrio, mas prefira frases curtas, elas são mais facilmente compreendidas.

·         10. Que tal começar a sua prova pela redação? Muitos candidatos, seja por medo ou por seguirem a sequência da prova, acabam deixando a redação para o final, quando já estão cansados. Lembre-se de que a redação vale muito na composição final da nota, então uma boa dica é começar mostrando suas habilidades linguísticas. Se você gosta de fazer o bom e velho rascunho, fique atento na hora de passar a limpo, já que algumas palavras do texto podem ser omitidas nesse momento. Lembre-se: todo cuidado é pouco!                                                                                            

                                                                 http://eshoje.com.br/10-dicas-de-redacao/

Paulo Jorge de Jesus
Professor Especialista em Língua Portugues
a