sábado, 19 de março de 2011


Profa. Otília

Reportagem
O MAE – Melhorando o Ambiente Escolar é um projeto criado pela professora Otília Albano, da área de Artes, para ser aplicado no ICEIA – Instituto Central de Educação Isaías Alves, ao longo do ano de 2011, com a sua culminância prevista para o final da IV Unidade. A professora Otília trabalha no ICEIA há quatorze (14) anos e elaborar e aplicar projetos em parceria com seus alunos é algo que vem ocorrendo já há alguns anos, sendo este o terceiro projeto de grande porte. Segundo a professora, “Os alunos terão participação fundamental no projeto, pois serão eles que irão desenvolver todo o trabalho de campo, percorrendo os ambientes da escola.” 


Quadra de Esportes

O projeto envolve, no total, 10 (dez) turmas, do ICEIA, sendo sete (7) turmas do 1º. ano, do Ensino Médio, do turno matutino, e três (3) turmas do 1º. ano, do Tempo Formativo, do turno noturno. A idade dos alunos do turno matutino varia entre 15 a 16 anos e, à noite, a idade dos alunos varia entre 20 a 30 anos. Em comum, a característica de serem, praticamente, novos na escola, vindos principalmente de bairros da periferia de Salvador.
O Objetivo Geral do projeto MAE – Melhorando o Ambiente Escolar, segundo a professora Otília Albano, “Transformar os ambientes da escola em locais apropriados para as práticas pedagógicas com decoração adequada, de modo a proporcionar aos visitantes e a todo corpo escolar conforto, bem estar, motivação para executar atividades educativas e estímulo para preservação do patrimônio público.”

Laboratórios de Informática

Quanto aos Objetivos Específicos, o projeto apresenta as seguintes etapas:
√ Definir os ambientes a serem trabalhados;
√ Visitar os ambientes relacionando os pontos positivos e negativos encontrados;
√ Entrevistar alunos e funcionários da escola buscando críticas e sugestões a respeito de cada ambiente;
√ Levantar dados necessários para transformação destes ambientes;
√ Criar soluções para resolver os problemas encontrados em cada local e
√ Executar projetos de decoração dos ambientes.

Jardim interno

De porte especial e considerada uma das maiores escolas públicas do estado da Bahia, o ICEIA possui salas de aula amplas, uma grande biblioteca, enormes corredores, quadra esportiva com arquibancada, ginásio de esportes, sendo a única, em todo o estado, que possui uma piscina com dimensões olímpicas. Em vista disso, a professora Otília e seus alunos listaram os seguintes ambientes a serem visitados: portaria, secretaria, coordenação, vice-direção, direção, os laboratórios de Informática, de Artes e de Química, salas de aula, quadra coberta, quadra descoberta, arquibancada, piscina, teatrinho, salão nobre, biblioteca, sala de leitura, sala de dos professores, cantina, sala de xerox, sanitários, jardins, corredores, estacionamento, arquivo, cozinha, sala de vídeo e sala de deficientes visuais.


D. Lourdes, na portaria principal,
do ICEIA

Veja, a seguir, o quadro informativo contendo o nome das turmas e os ambientes pelos quais elas ficarão responsáveis:
TURMAS RESPONSÁVEIS
AMBIENTES
1EMD1
JARDINS
ESTACIONAMENTO
1EMD2

1EMD3
SALASDE AULA
SALÃO NOBRE
1EMD4
TEATRINHO
SALA DE VIDEO
1EMD5
SALA DE LEITURA
BIBLIOTECA
1EMD6
ARQUIBANCADA
PISCINA
1EMD7
QUADRA COBERTA
QUADRA DESCOBERTA
1EMD12

EVII4
COORDENAÇÃO
SALA DOS PROFESSORES
EVII5
VICE-DIREÇÃO
DIREÇÃO



Área interna da escola





3 comentários:

  1. Excelente ideia e parabéns para a profa. Otília. Sugiro o encaminhamento do projeto, bem como arquivo de imagens e post do blog para a Ascom da Secretaria Estadual da Educação para divulgação em toda a rede.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sua idéia. Buscando alternativas de melhorias e transformação do ambiente com a participação dos alunos. Boa sorte no seu projeto. SUCESSO!
    Bj. Rita Nunes (prima)

    ResponderExcluir
  3. É um ótimo prtojeto. O ambiente é muito importante na educação, o aluno precisa se sentir confortável para prestar atenção na aula.

    Ótimo post professor Paulo Jorge.

    Abraço.

    http://bloghugogreen.blogspot.com

    ResponderExcluir