terça-feira, 18 de junho de 2013


A ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

 
1. Introdução

 
    A Introdução apresenta o Tema e o Ponto de Vista a serem desenvolvidos pelo produtor textual. Para redação de até 25 linhas, basta escrever apenas um parágrafo. Observe, agora, algumas formas de se construir a Introdução do texto dissertativo.
 
    a) Declaração

        É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato uma violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura para atender à demanda.
 
    b) Definição

        O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.
 
   c) Divisão

       Predominam ainda no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e grandes esforços. Experiências relatadas em jornais mostram que o combate à marginalidade social, em Nova York, vem contando com intensivos esforços do poder público e ampla participação da iniciativa privada.

    d) Pergunta

       Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar.

   e) Frase nominal

       Uma tragédia. Essa é a conclusão da própria Secretaria de Avaliação e Informação Educacional do Ministério da Educação e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3o. ano do 2o. grau submetidos ao Saeb, que ainda avaliou estudantes da 4a. e da 8a. séries do 1o. grau em todas as regiões do território nacional.

   f) Citação direta

       “As pessoas chegam a ponto de uma criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora.” O comentário, do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações poderosas.

  g) Citação indireta

      Para Marx a religião é ópio do povo. Raymond Aron deu o troco: marxismo é o ópio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o ópio do povo é às compras. Como as modas americanas são contagiosas, é bom ver de que se trata.

  h) Comparação

      O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças.

  i) Um Provérbio

     O corriqueiro adágio de que o pior cego é aquele que não quer ver se aplica com perfeição na análise sobre o atual estágio da mídia: desconhecer ou tentar ignorar os incríveis avanços tecnológicos de nossos dias, e supor que eles não terão reflexos profundos no futuro dos jornais é simplesmente impossível.  

  j) Adjetivação

       Equivocada. Esta é a verdadeira qualidade para a política educacional do governo.

 
   2. Desenvolvimento

        A finalidade do desenvolvimento é debater, discutir, comprovar a idéia lançada na introdução do texto. A argumentação é o trabalho de soma e concatenação de raciocínio e idéias na tentativa de provar o Ponto de Vista do autor apresentado na Introdução. É preciso análise, síntese, relacionamento e classificação, ainda que uma verdade pareça evidente.

       Não se deve esquecer que toda dissertação requer uma lógica interna e outra externa. Pela primeira, entende-se a coerência, o ordenamento lógico das idéias num conjunto harmônico em que não haja falhas para uma contra argumentação; pela segunda, contudo, compreende-se a expressão lingüística. A princípio, como critério organizador, cada idéia do desenvolvimento pode constituir um parágrafo. Entre os parágrafos e os períodos, deve haver uma concatenação natural das idéias, para isso auxiliam certos conectivos, como “por outro lado”, “além disso”, “entretanto”, “apesar disso”, “mesmo assim” e outros que garantam a coesão do texto.

     Veja algumas formas de como se efetuar o desenvolvimento dissertativo.
 
        a) Argumentações favoráveis e contrárias

        b) Causa & Conseqüência

        c) Idéias pertinentes

 
   3. Conclusão 

       É a parte final do texto, para a qual convergem todas as idéias anteriormente desenvolvidas. Há dois tipos básicos de conclusão: a Reafirmação do Ponto de Vista, que retoma o posicionamento do produtor textual colocado na Introdução; e a Sugestão, em que são feitas propostas para a resolução do problema.

       Observe, a seguir, um texto dissertativo e identifique os Elementos da Estrutura Dissertativa dele, ou seja, os aspectos no que se refere ao Tema, o Ponto de Vista, os Argumentos, a Reafirmação do Ponto de Vista e / ou Sugestão. Observe, também, como se dá a coesão e a coerência textuais.

 
Texto
 
Insegurança pública
 
 
É notório que o sistema de segurança em vigor, hoje, nas grandes cidades brasileiras já não atende às mínimas condições de proteção para o cidadão comum, aquele que tem por obrigação pagar seus impostos e assegurado o seu direito de viver e de se movimentar, onde bem entender, sem receio de assaltos e violência, mas o que acontece na cidade do Rio de Janeiro já ultrapassou as fronteiras do absurdo.

 As pessoas que moram na ainda Cidade Maravilhosa convivem com uma situação somente comparável, talvez, a países em situação de guerra: são trabalhadores, mães de família, adolescentes que saem de suas casas e correm, constantemente, o risco de sofrerem algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica.

 Ao lado disso, existem grupos de policiais, ex-policiais, agentes de segurança que agem em favelas expulsando os traficantes ou servindo de espécie de tropa de choque para oferecer proteção aos moradores. Para obter essa possível segurança, os moradores das favelas pagam um valor para que essas milícias protejam a sua comunidade contra traficantes e marginais. Há casos de comunidades em que, na tentativa de abertura de um local para venda de drogas, as milícias atuam chegando a matar os possíveis traficantes. Variadas são as discussões sobre a ação e o desempenho desses grupos, mas nenhum consenso há entre moradores e órgãos de segurança da cidade.

Outro fato importante e amplamente noticiado pela mídia foi o envio, recentemente, pelo Governo Federal, de um contingente expressivo da Força Nacional de Segurança Pública, para o Rio de Janeiro, a fim de colaborar com os órgãos de segurança do estado no combate ao crime organizado, o que não deixa de ser um auxílio importante, pois é visível a falta de uma estrutura organizada e eficiente da polícia carioca.

Não resta dúvida que são ações que tentam de imediato combater o crime organizado, entretanto a dimensão do problema da segurança, no Rio de Janeiro, parece exigir intervenções muito mais profundas do que as oferecidas aos moradores. Pelo menos até agora.

Paulo Jorge de Jesus. Salvador, 28 de janeiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário