sábado, 9 de junho de 2018

O Esporte e a Sociedade Brasileira


Durante a ditadura militar brasileira, o futebol foi utilizado como instrumento de propaganda política. Após transformações político-sociais no país, a função do esporte foi modificada. Entretanto, ainda assim, há situações em que é praticado de forma errônea, tornando necessária a tomada de medidas.

É perceptível a importância do esporte na vida da população. Ao praticar exercícios físicos, além de emagrecer, previnem-se diversas doenças, tais como as cardíacas, o colesterol, a depressão, o diabetes, entre outras. Já no âmbito coletivo, a atividade esportiva serve de inclusão social, uma vez que é um meio de entretenimento no qual vínculos de amizades são criados. Além disso, como é simbolizado na bandeira olímpica, o esporte também é responsável por unir povos de culturas distintas.

Apesar disso, existem casos em que a violência, o preconceito e a intolerância fazem-se presentes, divergindo de seu objetivo principal. Em Barcelona, durante uma partida de futebol, o jogador Daniel Alves foi alvo de racismo quando jogaram uma banana no campo. Logo, visto que tal postura é inaceitável, nota-se que ainda há impasses a serem resolvidos.

Diante disso, a fim de preservar a importância esportiva de integração, é preciso que haja uma mudança de postura na sociedade. De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o MEC deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos que discutam o combate à discriminação em meio às praticas esportivas. Ademais, é necessário fazer uso da capacidade de disseminação informativa da mídia para incentivar a população a se envolver com os esportes com o fito de garantir a saúde e a inclusão geral.

                                                                   https://www.projetoredacao.com.br/
                                         Acesso em: 8 de junho de 2018, às 19h53

Nenhum comentário:

Postar um comentário