domingo, 24 de junho de 2018

Como começar uma redação...



Das três partes que compõem a estrutura dos textos científicos – introdução, desenvolvimento e conclusão –, alguns produtores textuais têm a Introdução como aquela que lhes traz maior tensão no ato inicial da escrita. Em princípio, isso seria esperado apenas no momento de elaboração dos argumentos. Mas...

A Introdução apresenta ao leitor o tema e a tese (ponto de vista) que o produtor textual defende em relação ao assunto. Já os argumentos, que darão suporte à tese defendida pelo autor, devem fazer parte do Desenvolvimento.

Para textos dissertativo-argumentativos a serem escritos com, em média, trinta linhas, recomenda-se a construção de apenas um parágrafo, em torno de quatro a cinco linhas.  E se este momento inicial costuma bloquear a sua criatividade, sugerimos algumas formas de você dar vazão a ela. Veja:
  

a) Declaração

Ex. É um grande equívoco a descriminalização das drogas. Nossos governos e a sociedade parecem não vislumbrar uma situação social que, certamente, trará problemas muitos mais graves que os atuais, com a possibilidade de se tornarem insanáveis.

b) Divisão

Ex. De um lado, adolescentes que se utilizam das redes sociais, com um desenvolvimento de causar inveja aos velhos, se utilizando de uma linguagem rápida, codificada e eficiente; de outro, professores temerosos de que essa forma de grafar vá até a sala de aula. Um pouco de atenção e análise fará o temor dos educadores vir por água abaixo.

c) Pergunta

Ex. Será que a transposição do rio São Francisco trará, efetivamente, para os nordestinos os benefícios que asseguram seus idealizadores? Não haveria outra forma de se conseguir esse objetivo sem trazer danos à natureza e aos habitantes das áreas ribeirinhas?

d) Frase nominal

Ex. Um caos. É o que se pode concluir das cidades brasileiras que estão recebendo, quase que diariamente, milhares de imigrantes vindos do Haiti, da Colômbia e de outros países da América do Sul. Seja fugindo das intempéries da natureza ou buscando crescimento profissional o fato é que esses imigrantes estão trazendo sérios problemas a algumas cidades brasileiras.

e) Citação direta

Ex. “Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com que as pessoas parem de lê-los.” A frase do escritor norte-americano Ray Bradbury ilustra com maestria a contribuição incalculável que os livros possuem para a construção de nossas sociedades.

f) Citação indireta

Ex. Quando disse que os limites da sua linguagem denotam os limites do seu mundo, o filósofo norte-americano Wittgenstein evidenciou a importância que a linguagem possui não só para o desenvolvimento pessoal do indivíduo, mas sim da própria humanidade.

g) Adjetivação

Ex. Ineficaz. É o mínimo que se pode dizer sobre a política dos governos federal e estadual diante do aumento avassalador da violência nas grandes e médias cidades brasileiras. As ações realizadas até aqui não conseguem sequer minimizar a tensão vivida pelos seus habitantes.

h) Referência às Artes

Ex. Esperando encontrar um doador para o transplante de coração, o personagem Paulo, do filme 21 Gramas, representa o protótipo de alguém que necessita de uma doação de órgãos: uma luta diária regada a dor e a suspense. No Brasil, muitos “encenam esse filme”, pois o nível de doação se encontra aquém do esperado, enquanto a procura continua com alto índice nas estatísticas, e isso precisa mudar o mais rápido possível.

i) Contextualização histórica

Ex. Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente.

Atualmente, concursos e exames – como o ENEM – dispensam a presença de um título. Se houver exigência, elabore um enunciado curto e criativo que sirva, não de adorno ao texto, mas sim para despertar o interesse do leitor.

3 comentários:

  1. Olá.
    Com as devidas exceções, acho que escrever nunca tenha sido fácil pra ninguém, especialmente, para quem dispensa atividades relacionadas ao mundo dos livros.
    Daí a necessidade do estímulo contínuo.

    ResponderExcluir