https://aminoapps.com/
Em 2011, a apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo, Sandra Anneberg, pronunciou essa frase sobre um tombo sofrido, propositadamente, por uma repórter, durante uma reportagem apresentada ao vivo e em São Paulo. Nesse enunciado, a palavra "Que" intensifica a ideia do adjetivo “elegante”, por isso, quanto à morfologia, desempenha a função de advérbio. Na sintaxe, de um adjunto adnominal.
Deselegância à parte, a palavra mais utilizada da Língua Portuguesa, possui diversas funções que possibilitam a construção de textos coerentes e coesos, sonoros e articulados tanto na oralidade, quanto na escrita.
Observe outros exemplos:
Ex 2. Falava que falava, mas ninguém conseguia entendê-la.
Aqui, a palavra “QUE” assume a função morfológica de uma conjunção aditiva, mas não possui função sintática.
Ex. 3:
Meu bem querer
tem um quê de pecado
Acariciado pela emoção
Nesse belíssimo verso de Djavan, morfologicamente, a classe gramatical de “QUE” é um substantivo, porque denota a ideia de um elemento, um ser abstrato. Já sintaticamente complementa o sentido de um Verbo Transitivo Direto (tem), por isso se trata de um Objeto Direto.
Ex 4. Quando chegaram, pediram-me que devolvesse o livro que me fora emprestado por ocasião dos exames que se realizaram no fim do ano que passou.
Percebe-se que o enunciado está muito mal construído e existem algumas possibilidades de reestruturação. Veja uma delas:
Ex. Quando chegaram, pediram-me a devolução do livro emprestado por ocasião dos exames realizados no fim do ano passado.
Convenhamos, agora, o enunciado se apresenta sonoro e simples. De fácil pronúncia e entendimento. Observe mais um exemplo:
Ex. 5: Muitos candidatos revelaram que desconheciam totalmente a matéria que constava dos programas que foram organizados pela banca que os examinava.
Ficaria enriquecido se estivesse, por exemplo, assim, construído:
A habilidade para se produzir textos leves, elegantes e sonoros é adquirida com a leitura sistemática de textos produzidos por escritores e jornalistas reconhecidos pela sua competência textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário