sexta-feira, 20 de julho de 2018

Dicas de Redação




1) Não utilize todas as palavras do enunciado na sua introdução;

2) Não faça digressões: vá direto ao assunto;

3) Preferencialmente, utilize períodos e orações curtos;

4) Elimine as palavras supérfluas;

5) Use um tom impessoal na redação e um estilo culto, mas sem pedantismo;

6) Atente para a correta acentuação das palavras;

7) Utilize com correção os sinais de pontuação;

8) Evite sempre a fácil adjetivação, isto empobrece o texto;

9) Esqueça as expressões orais, os chavões, gírias ao produzir o texto;

10) Alterne os tempos da oração: isto enriquece a redação;

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Como concluir uma redação...



Fechando a nossa trilogia textual, vamos hoje refletir sobre o último passo da construção do texto dissertativo-argumentativo: a Conclusão, que representa o fechamento da redação, a síntese do ponto de vista do autor sobre o tema, – ou uma Proposta de Intervenção, caso do ENEM –, depois de ele ter exposto seus argumentos ao leitor de forma clara e consistente.

Se o ponto de vista – a tese – do produtor textual já aparece na introdução e de maneira implícita no desenvolvimento, na Conclusão que ele pode reaparecer como Reafirmação do Ponto de Vista, ou seja, utilizando-se de outras palavras, o autor irá asseverar o seu posicionamento frente ao tema.

Veja, por exemplo, a Introdução de um texto cujo tema é Os acidentes de trânsito no Brasil:

“A população brasileira vem convivendo atualmente com uma situação somente comparável a uma enorme tragédia: a impressionante estatística de acidentes ocorridos no trânsito. Números recentes, informados diariamente pela mídia, nos dão conta que nunca se matou tanto no Brasil como nos tempos atuais. Faz-se necessário que a sociedade brasileira tome uma séria e urgente providência com relação a este assunto.”

E a Conclusão desse mesmo texto em forma de Reafirmação do Ponto de Vista:

“Um país sério, uma sociedade responsável, órgãos de trânsito que se dizem competentes não podem conviver com essa situação. É imprescindível uma tomada de posição para que essa guerra não declarada chegue logo ao seu final.”

No entanto, alguns exames de avaliação ultimamente vêm exigindo dos candidatos uma Proposta de Intervenção para o tema que, tradicionalmente, se refere a um problema social.

E, a seguir, uma Proposta de Intervenção considerada excelente apresentada por um candidato para o ENEM, de 2011: “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

“... é essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência de que tornar pública determinadas informações requer cuidado e, acima de tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e pelas próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas revelaram sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão, certamente, o melhor meio para alertar os usuários a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados necessários para tal.”

Alguns professores e analistas textuais sinalizam para a necessidade de o produtor textual usar a "criatividade" ao apresentar uma proposta de intervenção... Convenhamos: em um ambiente normalmente tenso, no qual o candidato não sabe qual será o tema proposto, sugerir uso de criatividade, parece um pouco nonsense.

Seja qual for sua escolha para concluir a sua produção, atente para o fato de ela estar em sintonia com a progressão textual, no que se refere às ideias defendidas por você ao longo do texto.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Como argumentar...



Observe: argumentar é persuadir. Persuadir é tentar convencer. Convencer é vencer juntos. Ou seja, para conseguir a adesão do leitor à tese (ponto de vista, proposição) sobre determinada tema, o produtor textual produzirá um roteiro cognitivo que, talvez, ele nem se dê conta, mas que é imprescindível para alcançar o seu objetivo.

O texto dissertativo-argumentativo, como sabemos, é um gênero característico da área científica, que tem como objetivo modificar ou manter o pensamento do leitor em relação a um assunto, por isso as estratégias argumentativas a serem utilizadas são fundamentais para que o autor consiga o seu intento.

As estratégias argumentativas dizem respeito, por exemplo, à variante e ao repertório linguísticos a serem utilizados. Deve-se usar a modalidade padrão da língua e um vocabulário culto e variado. A oralidade será aceita, por exemplo, se ela vier como recurso irônico.

A clareza é outra estratégia que deve ser perseguida pelo autor; pois, se o texto proporcionar dificuldade de entendimento ao leitor, esteja certo que este não irá aderir a tese daquele. Aliás, a própria progressão textual também colabora com a engenharia argumentativa do texto.

Já os tipos de argumentação se referem aos modos dizer que irão persuadir o leitor. 

Veja os mais recorrentes:


Autoridade: utiliza-se o pensamento de alguém com referência no assunto abordado.
Ex. Quando expôs suas esculturas de corpos humanos em São Paulo, no ano passado, o artista inglês Antony Gormley comentou numa entrevista que lhe chamara à atenção a presença constante de pessoas estendidas pelas ruas do centro da cidade.

Causa e consequência: a argumentação é aceita por ser causa ou consequência de algum dado fornecido.
Ex. As pessoas que moram na ainda Cidade Maravilhosa convivem com situação somente comparável, talvez, a países em situação de guerra: são trabalhadores, mães de família, adolescentes que saem de suas casas e correm, constantemente, o risco de sofrerem algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica.

– Comparação: estabelece o confronto entre duas realidades diferentes.
Ex. Atualmente, no Brasil e no Chile, fervilham movimentações por direitos sociais. Enquanto em nosso país vizinho estudantes vão às ruas pela melhoria do ensino público, aqui, ainda se busca o direito a condições mínimas de saúde, educação, segurança e decência política.

– Evidência: pretende-se conquistar o leitor por meio de provas.
Ex. De acordo com pesquisas veiculadas recentemente pela mídia, muitas pessoas estão deixando a linha de pobreza. Isto pode significar que exista um avanço na economia.

– Exemplificação: fatos contribuem para justificar a tese do produtor textual.
Ex. Grande parte da população invade as ruas por melhorias sociais, dentre elas a condenação daqueles envolvidos com a corrupção. Também seria um bom momento para pensarmos sobre nossas ações em furar filas, avançar sinais e outros pequenos deslizes.

– Princípio: a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (lógica, científica, ética, estética etc.) aceita como verdadeira e de validade universal.
Ex. A derrubada dos índices de mortalidade infantil exige tempo, trabalho e planejamento. E se o índice de mortalidade infantil de São Caetano do Sul, em São Paulo, foi o que mais caiu no país, conclui-se que esse foi o município do País que mais investiu tempo, trabalho e planejamento na área.