Fechando a
nossa trilogia textual, vamos hoje refletir sobre o último passo da construção
do texto dissertativo-argumentativo: a Conclusão, que representa
o fechamento da redação, a síntese do ponto de vista do autor sobre o tema, –
ou uma Proposta de Intervenção, caso do ENEM –, depois de ele ter
exposto seus argumentos ao leitor de forma clara e consistente.
Se o ponto
de vista – a tese – do produtor textual já aparece na introdução e de maneira
implícita no desenvolvimento, na Conclusão que ele pode
reaparecer como Reafirmação do Ponto de Vista, ou seja, utilizando-se de
outras palavras, o autor irá asseverar o seu posicionamento frente ao tema.
Veja, por
exemplo, a Introdução de um texto cujo tema é Os acidentes de trânsito no
Brasil:
“A
população brasileira vem convivendo atualmente com uma situação somente
comparável a uma enorme tragédia: a impressionante estatística de acidentes
ocorridos no trânsito. Números recentes, informados diariamente pela mídia, nos
dão conta que nunca se matou tanto no Brasil como nos tempos atuais. Faz-se
necessário que a sociedade brasileira tome uma séria e urgente providência com
relação a este assunto.”
E a Conclusão
desse mesmo texto em forma de Reafirmação do Ponto de Vista:
“Um país
sério, uma sociedade responsável, órgãos de trânsito que se dizem competentes
não podem conviver com essa situação. É imprescindível uma tomada de posição
para que essa guerra não declarada chegue logo ao seu final.”
No entanto,
alguns exames de avaliação ultimamente vêm exigindo dos candidatos uma Proposta
de Intervenção para o tema que, tradicionalmente, se refere a um problema
social.
E, a
seguir, uma Proposta de Intervenção considerada excelente apresentada
por um candidato para o ENEM, de 2011: “Viver em rede no século 21: os
limites entre o público e o privado”
“... é
essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena
consciência de que tornar pública determinadas informações requer cuidado e,
acima de tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa
ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e
pelas próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas
revelaram sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão,
certamente, o melhor meio para alertar os usuários a respeito dos riscos de seu
uso e os cuidados necessários para tal.”
Alguns
professores e analistas textuais sinalizam para a necessidade de o produtor
textual usar a "criatividade" ao apresentar uma proposta de
intervenção... Convenhamos: em um ambiente normalmente tenso, no qual o
candidato não sabe qual será o tema proposto, sugerir uso de criatividade,
parece um pouco nonsense.
Seja qual
for sua escolha para concluir a sua produção, atente para o fato de ela estar
em sintonia com a progressão textual, no que se refere às ideias defendidas por
você ao longo do texto.
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