quinta-feira, 8 de março de 2018

Coerência Textual


Coerência é a ligação em conjunto dos elementos formativos de um texto. É o instrumento que o autor vai usar para conseguir dar um sentido completo à produção textual.

Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, pronomes e outros elementos coesivos.

A incoerência de um texto pode ser observada por um falante da língua, mas não é tão fácil identificá-la quando estamos escrevendo. Pode-se dizer que um texto é incoerente quando o entendimento dele é comprometido. Na maioria das vezes esta pessoa está certa ao fazer esta afirmação, mas não podemos achar que as dificuldades de organização das ideias se resumem à coerência ou à coesão. É certo que elas facilitam bastante esse processo, mas não são suficientes para resolver todos os problemas.

 

1) Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida).

2) Seguir uma ordem descritiva: isto é, seguir a ordem em que a cena, o objeto, o fato são observados, dos detalhes mais próximos para os mais distantes, ou vice-versa; de dentro para fora; da direita para a esquerda etc.

3) Uma informação nova deve se ligar a outra já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas.

4) Evitar repetições: uma ideia já enunciada pode ser repetida – e, em alguns casos, é imprescindível que isso ocorra –, mas desde que acrescentemos uma informação nova ao raciocínio, um novo elemento, capaz de aclarar ainda mais o assunto de que estamos tratando. Ou seja, devemos evitar redundâncias: à medida que escrevemos, o texto se amplia graças à agregação de novas ideias, e não porque insistimos no que já foi tratado ou usamos um excesso de palavras.

5) Não se contradizer: uma tese exposta e defendida no início não pode ser atacada no final do texto. Se o objetivo do autor é discutir sobre diferentes argumentações em torno de um mesmo tema, deve deixar claro quem defende qual ideia. Nesses casos, todo cuidado é pouco: a contradição não deve ser assumida pelo autor, mas sim, surgir da diversidade de opiniões.

6) Não escamotear a realidade: um dado concreto, real, só pode ser contestado com base em investigações científicas. Um fato de conhecimento público pode ter novas versões, mas com base em depoimentos fidedignos. Encobrir a realidade com rodeios ou subterfúgios, apenas para dar maior veracidade a uma ideia, acaba sempre comprometendo a qualidade do texto e, às vezes, abalando a reputação do autor.

7) Evitar generalizações: afirmar, de forma infundada ou não, que algo é verdadeiro em grande parte das situações, ou para a maioria das pessoas, demonstra falta de argumentos ou preconceito do autor.

Fonte: Comunicação em prosa moderna, Othon M. Garcia,
14ª edição, Editora da Fundação Getúlio Vargas.

domingo, 4 de março de 2018

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Acerca de / A cerca de / Há cerca de




As expressões existem em nossa língua e estão absolutamente corretas, no entanto muitos produtores textuais enfrentam dificuldades no momento de usá-las, porque elas são expressões homófonas, ou seja, possuem o mesmo som, embora os sentidos delas sejam diferentes.

Veja: 



1) Acerca de: significa “a respeito de”, “sobre”.

Ex. O ex-patrão deu boas referências acerca do novo funcionário.
No final de semana, conversamos a cerca da economia brasileira.
A mídia divulga informações distorcidas acerca de certos políticos.

2) A cerca de: valor aproximado de um determinado dado numérico.

Ex. Salvador fica a cerca de 118 km de Feira de Santana.
Pedi a cerca de vinte jornalistas que ficassem atentos às últimas notícias.
No show de Chico Buarque, ficamos a cerca de quinze metros do palco.

3) Há cerca de: ideia de tempo decorrido.

Ex. As aulas recomeçaram há cerca de duas semanas.
Há cerca de dez dias o gerente não aparece na loja.
Estudo História da Cultura há cerca de cinco meses.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Ênfase Textual

 

Compare as seguintes frases e eleja aquela que, na sua opinião, apresenta uma construção mais sonora e elegante, em nossa Língua Portuguesa:

a) Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia, em Petrogrado, retornando de trem do exílio.
b) Retornando de trem do exílio, Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia, em Petrogrado.

Fácil perceber, não?! A segunda opção está melhor estruturada, pois realça o valor da informação, conseguido pelo deslocamento dos termos sintáticos da frase, recurso que proporciona uma ênfase no período.
Para se conseguir essa ênfase, geralmente, alguma circunstância - tempo, lugar, meio, fim - é anunciada em primeiro lugar, antecedendo o núcleo do pensamento.

No exemplo acima, esse núcleo ou ideia principal é "Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia.". A segunda forma é mais enfática que a primeira, porque, no primeiro enunciado, a ideia principal ficou entre duas circunstâncias; de tempo: "... retornando de trem do exílio." E de lugar: "... em Petrogrado.", empobrecendo, dessa forma, a construção frasal.


Obtém-se uma construção textual mais refinada, normalmente, colocando no início da frase os seguintes termos linguísticos. 

Veja:

1) Adjuntos adverbiais de tempo, lugar, modo, fim etc.
Ex. Em 19 de outubro de 2013, o Brasil celebrou o centenário de nascimento do poetinha Vinícius de Moraes.
2) Alguns tipos de orações subordinadas.
Ex. Embora não tenha muito que comemorar, o torcedor nordestino sempre frequenta os estádios de futebol.
3) Orações reduzidas de gerúndio, particípio ou infinitivo.
Ex. Fazendo festas, o brasileiro esquece os seus problemas.

Observe mais um exemplo de um enunciado com nível elementar:

“O técnico reuniu os jogadores de seu time para anunciar que vai abandonar o cargo, antes de iniciar os treinamentos ontem de manhã, caso não consigam vencer a partida do próximo sábado.”

E, agora, enriquecido:

“Antes de iniciar os treinamentos ontem de manhã, o técnico reuniu os jogadores de seu time para anunciar que vai abandonar o cargo, caso não consigam vencer a partida do próximo sábado.”

A habilidade para se produzir textos leves, elegantes e sonoros é adquirida com a leitura sistemática de textos produzidos por escritores e jornalistas reconhecidos pela sua competência textual.