sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Ênfase Textual

 

Compare as seguintes frases e eleja aquela que, na sua opinião, apresenta uma construção mais sonora e elegante, em nossa Língua Portuguesa:

a) Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia, em Petrogrado, retornando de trem do exílio.
b) Retornando de trem do exílio, Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia, em Petrogrado.

Fácil perceber, não?! A segunda opção está melhor estruturada, pois realça o valor da informação, conseguido pelo deslocamento dos termos sintáticos da frase, recurso que proporciona uma ênfase no período.
Para se conseguir essa ênfase, geralmente, alguma circunstância - tempo, lugar, meio, fim - é anunciada em primeiro lugar, antecedendo o núcleo do pensamento.

No exemplo acima, esse núcleo ou ideia principal é "Lênin desembarcou em 3 de abril de 1917, na estação Finlândia.". A segunda forma é mais enfática que a primeira, porque, no primeiro enunciado, a ideia principal ficou entre duas circunstâncias; de tempo: "... retornando de trem do exílio." E de lugar: "... em Petrogrado.", empobrecendo, dessa forma, a construção frasal.


Obtém-se uma construção textual mais refinada, normalmente, colocando no início da frase os seguintes termos linguísticos. 

Veja:

1) Adjuntos adverbiais de tempo, lugar, modo, fim etc.
Ex. Em 19 de outubro de 2013, o Brasil celebrou o centenário de nascimento do poetinha Vinícius de Moraes.
2) Alguns tipos de orações subordinadas.
Ex. Embora não tenha muito que comemorar, o torcedor nordestino sempre frequenta os estádios de futebol.
3) Orações reduzidas de gerúndio, particípio ou infinitivo.
Ex. Fazendo festas, o brasileiro esquece os seus problemas.

Observe mais um exemplo de um enunciado com nível elementar:

“O técnico reuniu os jogadores de seu time para anunciar que vai abandonar o cargo, antes de iniciar os treinamentos ontem de manhã, caso não consigam vencer a partida do próximo sábado.”

E, agora, enriquecido:

“Antes de iniciar os treinamentos ontem de manhã, o técnico reuniu os jogadores de seu time para anunciar que vai abandonar o cargo, caso não consigam vencer a partida do próximo sábado.”

A habilidade para se produzir textos leves, elegantes e sonoros é adquirida com a leitura sistemática de textos produzidos por escritores e jornalistas reconhecidos pela sua competência textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário