quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TIPOS DE INTRODUÇÃO

    Uma das etapas da Estrutura da Dissertação que mais traz dificuldade ao produtor textual – segundo muitos alunos – é a Introdução. Existem várias formas de você produzi-la, entretanto é necessário que nela contenha o Tema e o Ponto de Vista. Lembre-se que ao lançar o Tema no texto, você deve construí-lo com suas palavras e as palavras-chave do enunciado (s) proposto (s), nunca copiar exatamente o Tema e colocá-lo na Introdução, pois isso pressupõe falta de criatividade.

Veja, a seguir, alguns Tipos de Produção aos quais você poderá recorrer, quando for construir a sua Dissertação.

Bons estudos!


Introdução

    A introdução apresenta a idéia a ser desenvolvida. Procure escrever seu parágrafo de forma criativa a fim de atrair a atenção do leitor, por isso evite os lugares-comuns. Observe, agora, diversas formas introdutórias de uma dissertação.

    a) Declaração
        É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato uma violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura para atender à demanda.

    b) Definição
        O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.

   c) Divisão
       Predominam ainda no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e grandes esforços. Experiências relatadas em jornais mostram que o combate à marginalidade social, em Nova York, vem contando com intensivos esforços do poder público e ampla participação da iniciativa privada.

   d) Pergunta
       Será que é com novos impostos que a saúde irá melhor no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar.

   e) Frase nominal
       Uma tragédia. Essa é a conclusão da própria Secretaria de Avaliação e Informação Educacional do Ministério da Educação e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3o. ano do 2o. grau submetidos ao Saeb, que ainda avaliou estudantes da 4a. e da 8a. séries do 1o. grau em todas as regiões do território nacional.
   
   f) Citação direta
       “As pessoas chegam a ponto de uma criança morrer, e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora.” O comentário, do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações poderosas.
      
  g) Comparação
      O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças.

  h) Um Provérbio
      O corriqueiro adágio de que o pior cego é o que não que não quer ver se aplica com perfeição na análise sobre o atual estágio da mídia: desconhecer ou tentar ignorar os incríveis avanços tecnológicos de nossos dias, e supor que eles não terão reflexos profundos no futuro dos jornais é simplesmente impossível.  

  i) Adjetivação
       Equivocada. Esta é a verdadeira qualidade para a política educacional do governo.

Curso de Redação do Correio da Bahia. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário