sábado, 21 de julho de 2012

 
O EDITORIAL

Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os quadros dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo.

Estímulo pernicioso

Findou a décima edição do Big Brother Brasil e a TV Globo já contratou mais quatro. A votação e o prêmio explicam a insistência nesse programa exaltador dos maus instintos e da competição agressiva: quase 155 milhões de votos, recorde mundial, e R$ 1,5 milhão para o vencedor. Até celebridades votaram. Não faltará espectador e muito menos quem deseje participar.

O diretor de núcleo do programa, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, defendeu-o: “Big Brother não é cultura. É um jogo cruel. Quanto pior, melhor”. De um lado, ele instiga ao voyerismo, isto é, o prazer de observar a intimidade de pessoas, heterossexuais ou homossexuais, em uma casa fechada. De outro, a busca da felicidade (prêmios, carros, apartamento no Rio) para quem primou pela maldade, egoísmo, sensualidade, canalhice.     

Importado da tevê americana, o Big Brother Brasil expõe a fragilidade da sociedade, de forma danosa à formação do caráter e da idoneidade. Pessoas em busca do ganho pela exposição de corpos dito sarados, e de intimidades alheias ao toque da afinidade apaixonada, entregam-se ao vale-tudo em benefício pecuniário. Fraqueza de valores éticos e morais são passados ao público externo, notadamente os jovens do Twitter e do Orkurt.

Ao estimular a torcida e votação dos telespectadores, o Big Brother Brasil pinta um retrato igualmente cruel da nossa sociedade. No mínimo, valoriza a vitória sem escrúpulos, para a qual valem todos os meios, incluindo a traição, a sedução artificiosa, a maldade preconcebida, a resistência psicológica. À margem ficam a dignidade, o bem-estar, a fraternidade, o aprimoramento da cultura como forma de engrandecimento do indivíduo.

Desbragado consumismo de sensações baratas, que transforma corpos de homens e mulheres em simples objetos, e as mentes em câmaras de artimanhas, o Big Brother estimula o convívio vicioso. Parece ser este o modelo de sociedade que a TV quer propagar. A sociedade da esperteza, dos maus valores.

Editorial. A Tarde. 30 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário