sábado, 19 de julho de 2014

Análise das Melhores Redações / ENEM 2008


Com a aproximação das datas de realização das provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2014, a partir desta semana e nas próximas três, vamos postar e analisar as melhores redações dos cinco últimos concursos desse concurso, a fim de refletirmos sobre as competências que compõem arquitetura textual do texto dissertativo-argumentativo e são cobradas no exame, aliás, essenciais, também, para outros exames e concursos.

O ENEM de 2008 pediu uma resposta para o seguinte enunciado: “Como preservar a floresta Amazônica”. Foram sugeridas três possibilidades:

1) suspender imediatamente o desmatamento;
2) dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar;
3) ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

Inicialmente, vejamos uma redação sobre o tema que alcançou uma ótima pontuação:


(Sem título)

A floresta Amazônica vem sofrendo há muito tempo com o desmatamento, problema que compromete a realização natural do ciclo da água, prejudicando, assim, o funcionamento pleno deste bioma. Desse modo, é necessário preservar tal ambiente; e uma das maneiras de fazê-lo é a efetivação de pagamentos a proprietários de terra a fim de que parem de desmatar a floresta. Contudo, não se deve executar apenas esta ação.

O cumprimento de tal atitude pode, sim, diminuir o índice de desmatamento da Amazônia, já que os proprietários de terra podem utilizar este pagamento para suas necessidades ao invés do lucro que eles ganhariam se estivessem explorando os recursos naturais de forma exorbitante, o que significa que, pelo menos teoricamente, o padrão de vida desses indivíduos não seria alterado.

Por outro lado, há uma enorme probabilidade de que, mesmo recebendo dinheiro, alguns proprietários de terra continuem devastando a floresta para enriquecerem mais rapidamente, o que, com certeza, é uma evidência concreta da sociedade capitalista e ambiciosa contemporânea. Afinal, isto mostra que certas pessoas se preocupam apenas consigo mesmas, sem se importarem com o meio ambiente.

Além disso, devido à extensão territorial do Brasil, a verba enviada aos latifundiários da Amazônia pode não chegar a essa região, fazendo com que eles permaneçam desmatando-a. Outro motivo relevante para a ocorrência de tal evento é o fato de, infelizmente, existirem muitos corruptos neste país, os quais roubam parte do dinheiro.

Diante da problemática em questão, é indispensável que os ambientalistas promovam manifestações pacíficas que tenham como objetivo a conscientização dos adultos e do governo para que ambos compreendam que é necessária a preservação ambiental, pois só assim as gerações futuras terão meios de extrair da natureza o que é essencial para a sobrevivência.

Análise da Redação

Parágrafo 1: O produtor textual atendeu plenamente à proposta de redação, pois escolheu a segunda alternativa, ou seja, defendeu a ideia de “… dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar;” e colocou no parágrafo inicial do texto. Ao mesmo tempo em que defende sua tese em relação a sua escolha: “Desse modo, é necessário preservar tal ambiente; e uma das maneiras de fazê-lo é a efetivação de pagamentos a proprietários de terra a fim de que parem de desmatar a floresta.” Construção perfeita da Introdução.

Parágrafo 2: Para defender sua tese, o candidato apresenta seu primeiro e bom  argumento “… já que os proprietários de terra podem utilizar este pagamento para suas necessidades ao invés do lucro que eles ganhariam se estivessem explorando os recursos naturais de forma exorbitante…” com um Tópico Frasal constituído de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão – nessa ordem, o que demonstra competência na progressão frasal.

Parágrafo 3: Aqui, o candidato faz uma contra-argumentação correta ao argumento citado: “Por outro lado, há uma enorme probabilidade de que, mesmo recebendo dinheiro, alguns proprietários de terra continuem devastando a floresta para enriquecerem mais rapidamente…”

Parágrafo 4: Neste parágrafo, o candidato falha, pois apresenta mais duas contra-argumentações o que prejudica a defesa de sua tese. Defender um ponto de vista apresentando apenas um argumento e três contra-argumentações é demonstrar inconsistência argumentativa.

Parágrafo 5: Chama à atenção negativamente, o fato de o candidato citar “manifestações pacíficas” em sua proposta de intervenção, uma vez que não houve referência a elas ao longo do texto.

Sem dúvida uma redação acima da média, com correção no uso da variante padrão da língua e coesão perfeitas, embora um pouco fragilizada pela engenharia argumentativa.

Abraços,

Paulo Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário