O ENEM 2009 propôs ao candidato dissertar sobre o tema "O indivíduo frente à ética nacional", em, aproximadamente, trinta linhas, levando em consideração uma charge de Millôr Fernandes (Disponível em: http://www2.uol.com.br/millor. Acesso em 16 de setembro de 2013, às 13h10), um texto de Lya Luft, retirado da revista Veja, e outro de Contardo Calligares, publicado no site http://www1.folha.uol.com.br, ambos refletindo sobre indignação e corrupção.
Veja, a seguir, uma redação que obteve uma excelente pontuação, neste exame:
Lágrimas de crocodilo
O Brasil tem
enfrentado, com frequência, problemas sérios e até constrangedores,
como os elevados índices de violência, pobreza e corrupção – três
mazelas fundamentais que servem para ilustrar uma lista bem mais longa.
Porém, mesmo diante dessa triste realidade, boa parte dos brasileiros
parece não se constranger – e, talvez, nem se incomodar –, preferindo
fingir que nada está ocorrendo. Em um cenário marcado pela passividade, é
preciso que a sociedade se posicione frente à ética nacional, de forma a
honrar seus direitos e valores humanos e, assim, evitar o pior.
Muitos não percebem, mas esse panorama cria um paradoxo perverso: depois de tanto sangue derramado pelo direto de expressar opiniões e participar das decisões políticas, o indivíduo se cala diante da crise moral contemporânea. Nesse contexto, protestos se transformam em lamúrias, lamentações em voz baixa, que ninguém ouve – e talvez nem queira ouvir. Ou então em piadas, “ótimo” recurso cultural para sorrir e se alienar frente à falta de uma postura virtuosa. Assim, apesar de viver em um país democrático, o brasileiro guarda seus direitos – e os dos outros – no bolso da calça, pelo menos quando tem uma para vestir.
Para que o indivíduo não se dispa de sua cidadania, é preciso honrar o sistema democrático do país. Nesse contexto, o povo deve ir às ruas, de modo pacífico, para exigir uma mudança de postura do poder público. Além disso, a mobilização deve agir na direção de quem mais necessita, ajudando, educando e oferecendo oportunidades para excluídos, que vivem à margem da vida social, abaixo da linha da humanidade. Para tudo isso, entretanto, é preciso uma mudança prévia de mentalidade, uma retomada de valores humanos esquecidos, que só será possível com a ajuda da família, das escolas e até mesmo da mídia.
Por tudo isso, fica claro que o brasileiro deve parar de negar e de rir do evidente problema ético que enfrenta. Trata-se de questões sérias, cujas soluções são difíceis e demoradas, mas não impossíveis. Se a sociedade não se mobilizar imediatamente, chegará o dia em que as piadas alienadas e alienantes resultarão, para a maioria, em risadas de hiena. E, para a minoria privilegiada, imune – ou beneficiada? – à crise ética, restarão apenas olhos marejados.
Análise da Redação
Parágrafo 1:
Tópico frasal construído com muita competência. Observe que os três
períodos apresentam uma Introdução, um Desenvolvimento e uma Conclusão,
nos quais são apresentados o Tema da redação – "O indivíduo frente à ética nacional" – e a Tese
do autor sobre o tema “... é preciso que a sociedade se posicione
frente à ética nacional, de forma a honrar seus direitos e valores
humanos e, assim, evitar o pior.”
Parágrafo 2:
Começa o produtor textual a relacionar seus argumentos que irão embasar
sua Tese. E começando muito bem, pois busca em seu repertório cultural
uma informação histórica que enaltece o comportamento do brasileiro no
período ditatorial no País, emitindo uma comparação com os tempos
atuais.
Parágrafo 3:
Aqui, o candidato amplia sua reflexão sobre o comportamento do
brasileiro, apontando sua estranheza sobre a acomodação da sociedade
brasileira, numa época em que vivemos uma democracia plena.
Parágrafo 4: No
último parágrafo do Desenvolvimento, o produtor textual sugere qual
deve ser o comportamento político do brasileiro, além de já apresentar
sua visão humanista – fundamental na redação do ENEM! –, sobre o
problema, ao citar que “... a mobilização deve agir na direção de quem
mais necessita, ajudando, educando e oferecendo oportunidades para
excluídos, que vivem à margem da vida social, abaixo da linha da
humanidade.”
Parágrafo 5: Na Conclusão, outro exemplo de um perfeito Tópico Frasal apresentando sua Proposta de intervenção "Se a sociedade não se mobilizar imediatamente, chegará o dia em que as piadas alienadas e alienantes resultarão, para a maioria, em risadas de hiena." e um período finalizador construído com refinamento textual: “E, para a minoria privilegiada, imune – ou beneficiada? – à crise ética, restarão apenas olhos marejados.”
Acrescente-se o uso correto da variante padrão da Língua Portuguesa e, também, a precisão na construção da Coerência e da Coesão textuais.
Realmente, um texto merecedor de alta pontuação, haja vista que o ENEM exige dos candidatos competências relativas aos conteúdos disciplinares do Ensino Médio. É bom não esquecer!
Abraços,
Paulo Jorge
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