Caras (os) Candidatas (os),
A partir de hoje, postarei, aqui, textos dissertativos-argumentativos devidamente analisados com marcações explicativas, com temas possíveis de serem eleitos para o ENEM / 2021.
Dúvidas e sugestões? Por favor, enviem mensagens para o seguinte e-mail: drummondiano@gmail.com que responderei a todas (os).
Abraços
TEMAS / ENEM 2021
Educação Financeira no Brasil
A série coreana “Round 6”, lançada pela Netflix, (ABERTURA DO TEXTO) possui enredo chocante, do qual faz parte um jogo de vida ou morte, cujo prêmio final é grande quantia de dinheiro para o vencedor. Ao longo da trama, os jogadores vão sendo literalmente eliminados, fato já conhecido por eles, além de possuírem uma característica em comum: todos sofrem com dívidas gigantescas, sem a possibilidade de como pagá-las. Apesar de fictícia, a história pode ser usada como uma metáfora para a realidade: muitas pessoas que não obtiveram educação financeira, (TEMA) hoje encontram-se desesperadas para quitar suas contas. (TESE)
No mundo capitalista, o dinheiro está diretamente atrelado à sobrevivência pessoal, contribuindo para a integridade física e emocional do indivíduo. (ARG. 1) (INTRODUÇÃO) Nesse viés, quando ele falta, ambos os aspectos são prejudicados. De acordo com pesquisa feita pela Pfizer, em 2021, a situação financeira difícil e o acúmulo de dívidas impactam a saúde mental dos brasileiros. (DESENVOLVIMENTO) Diante disso, é possível inferir que o cenário atual seria diferente se os inadimplentes de hoje tivessem sido melhor informados sobre o assunto, durante o período escolar. (CONCLUSÃO)
Sendo assim, para compreender as raízes da situação, é preciso ressaltar que a falta da educação financeira nas instituições de ensino contribuiu para o panorama hodierno. (ARG. 2) (INTRODUÇÃO) Ademais, segundo o pensamento de Thomas Hobbes, a interpretação adequada do coletivo ocorre por meio do entendimento dos fatos sociais, que vão além do individual. (DESENVOLVIMENTO) Portanto, ao analisar o problema como geral – não apenas casos isolados, devido à grande quantidade de brasileiros no "vermelho" –, fica evidente que esse impasse é resultado da lacuna existente no sistema educacional, que falha em preparar o aluno para os desafios reais da vida adulta. (CONCLUSÃO)
Desse modo, para que a cultura do endividamento tenha fim, urge que os jovens atuais sejam educados adequadamente, para que se tornem adultos capazes de administrar o próprio dinheiro. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (QUEM) implemente uma grade curricular atualizada no ensino médio, (O QUE) que inclua uma disciplina específica no que tange ao ensino financeiro, (COMO) com professores graduados em Economia. (DETALHAMENTO) Assim, com a instrução adequada, o brasileiro dificilmente passará por problemas financeiros e, por conseguinte, terá sua saúde mental preservada, (PARA QUE) tornando-se desqualificado para jogos nos quais apenas devedores participam, como em "Round 6". (RETOMADA À ABERTURA DO TEXTO)
Acesso em: 1 de novembro de 2021, às 22h40
Prof. Paulo Jorge
É sobre esses textos que estava a procura.
ResponderExcluirBoa noite, montei uma sobre o mesmo tema:
ResponderExcluir" Em 1920, o italiano Charles Ponzi criou um sistema fraudulento, conhecido como “Esquema de Pirâmide”, que prometia retornos milagrosos em pouco tempo de investimento, o que elevou a expectativa da população e, consequentemente, serem roubadas. Semelhantemente, tal fato se compara à realidade de muitos brasileiros sendo vítimas de golpes parecidos. Por conseguinte, importa relatar com a ansiedade financeira e a educação monetária figuram na problemática, com fito de mostrar sua devida importância.
É inegável que a ansiedade financeira é o cerne do problema, pois, de acordo com o Instituto Locomotiva, duas em três pessoas sentem algum tipo de ansiedade causada por preocupações relacionadas às finanças. Ademais, ela fecha os olhos para oportunidades de enriquecer, inibe o hábito de poupar pensando no futuro e impede o consumidor de buscar os melhores preços e contratos. Como resultado, cria-se um mar de inadimplentes e toda uma geração ultra consumista.
Além da explicação do crédito consignado, a educação financeira escolar impacta diretamente no cotidiano da população, gerando regalias, tais como: noção de criptomoedas, como planejar um financiamento bancário, identificar golpes fraudulentos e saber arcar com dívidas, afinal, segundo Thiago Nigro, autor de livros sobre finanças, “Em uma sociedade que o dinheiro agrega seu valor a ela, é indispensável que todos saibam como ele funciona, se comporta e se transforma”.
Portanto, vendo a educação financeira no Brasil por essa ótica, um implemento à lei cabe ser posto em prática. Para esse propósito, deve o Ministério da Educação, setor governamental responsável pelas escolas públicas do país, elaborar o projeto “Operação Ethereum”: levando ampla difusão à população sobre cuidados ao mexer com dinheiro, por meio de matérias vinculadas à grade escolar e propagandas televisivas. Dessa maneira, o Brasil dará um futuro próspero aos civis, diferentemente da década de vinte na Itália, em que muitos apostaram tudo no sistema fraudulento."