quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A PONTUAÇÃO
    
Os sinais de pontuação representam a tentativa de passar para a linguagem escrita as pausas que colocamos na comunicação oral. Relacionamos abaixo os mais representativos.

1) A VÍRGULA

    a- Utilizada nas datas e nos endereços:
        Ex. Salvador, 24 de agosto de 1998.
               Av. Barros Reis, 276.

    b- No vocativo, para separá-lo da frase:
        Ex. A vida, seu moço, tem dessas coisas.
              O tempo não é, meu amigo, aquilo que você pensou.

    c- Em termos relacionados:
        Ex. O cinema, o teatro, a praia e a música são as suas diversões.
                  
    d- No aposto, para separá-lo da frase:
        Ex. Castro Alves, poeta dos escravos, nasceu na Bahia.
              Salvador, primeira capital do país, irá completar 450 anos.

   e- Em certas expressões explicativas:  ISTO É,  POR  EXEMPLO,  OU  SEJA, ALIÁS, OU MELHOR, ENTÃO, ASSIM, ALÉM DISSO ETC.  
     
        Ex. Terminou a festa em minha cidade, isto é, a festa da padroeira.
              Distribuía vários tipos de objetos, por exemplo, livros importados.
                                      
     f- Separa os adjuntos adverbiais:
        Ex. Na minha rua, há um garoto triste.
              Ele vai, pouco a pouco, assumindo o papel que era do pai.
              Você, certamente, já tem candidato a governador.

    g- Isola algumas conjunções:
        Ex. A desculpa, entretanto, não foi suficiente para agradar o diretor.
              Ficarei com a casa; não posso, porém, pagá-la à vista.

    h- Indica Elipse de um termo:
        Ex. Nos jardins, flores mortas.
              Na queda, nenhum arranhão.

     i- Indica uma Zeugma:
        Ex. Meu irmão gosta de futebol; eu, de vôlei.
              Alguns políticos trabalham; outros, não.

     j- Separa orações coordenadas:
        Ex. Marcelo gritou, pois tinha quebrado o braço.
              
     l- Separa orações subordinadas adverbiais:
        Ex. Quando os brasileiros aprenderem a votar, este país irá melhorar.
               Irei ao teatro, se não houver outra opção.
                                 
  m- Separa orações subordinadas adjetivas explicativas:
        EX. Deus, que é nosso pai, indicará um caminho.
                 
   n- Separa orações iniciadas pela conjunção e, quando os sujeitos forem diferentes:
        Ex. Tirai o homem do mundo, e a ambição desaparecerá da Terra.
             “A mulher aceita o homem  por amor ao casamento, e  o homem tolera  o matrimônio por amor à mulher.”

   o- Separa orações reduzidas:
        Ex. Chegando o diretor, avise-me imediatamente!
              Terminada a conferência, foi nos oferecido um jantar.
              A prevalecer essa proposta, estamos arruinado.
          
  p- Separa termos deslocados de sua posição normal na oração:
       Ex. Um susto terrível, eu senti naquele momento.
             Desiludidos, os nordestinos abandonam suas casas.
     
             OBS. O poder da vírgula:
                        Ex. Perdoar, impossível mandar para a forca!
                              Perdoar impossível, mandar para a forca!
                                   
                 Esta empresa possui cem funcionários que moram no subúrbio.
                 Esta empresa possui cem funcionários, que moram no subúrbio.


2) PONTO-E-VÍRGULA

     a- Separa os itens de uma lei, um decreto, uma seqüência:
          Ex. INSTRUÇÕES:

a)   Leia todas as questões antes de respondê-las;
b)  Utilize apenas o seu material;
c)   Toda questão rasurada será anulada.

   b- Separa partes de um período que já se apresenta subdividido por vírgulas:
       
       Ex. Se o homem peca nos maus passos, paguem os  pés; se peca nas más  obras, paguem as mãos; se peca nas más palavras, pague a língua; se peca nos  maus pensamentos, pague a memória; se peca nos maus juízos, pague o  entendimento; se peca nos maus desejos e  nos maus afetos, pague a vontade.
                    
   c- Separa orações coordenadas que tenham certa extensão:
       
        Ex. Comprei seu livro de histórias no Congresso de Leitura; mas não o li ainda.
     
   d- Isola orações de mesma natureza:
       
        Ex. “Este é o dia de todos os santos; amanhã é o de todos os mortos.”


3) DOIS-PONTOS

    a- Apresenta uma citação:
        Ex. Papai sempre dizia: devemos ouvir os mais velhos.

    b- Aparece antes de apostos:
        Ex. A vida pode nos levar a duas forças terríveis: a ambição e a glória.

    c- Anuncia a fala de personagens:
        Ex. De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:
              – Papai, que é plebiscito?


4) RETICÊNCIAS

    a- Indica a suspensão da fala, interrupção de idéias, hesitação de quem fala.
        Ex. Os funcionários são competentes, mas a chefia...


5) PARÊNTESES

    a- Isola palavras explicativas:
        Ex. O indivíduo vai-se arrastando no estribo, agarrado aos balaústres (é um bondezinho dos antigos) à procura de um lugar seguro.

    b- Isola frases intercaladas:
        Ex. Saiu correndo, voltou depois (tinha dois ou três pingos de água na testa) com duas broas ainda quentes na mão.

               OBS.: Os parênteses podem substituir a vírgula e o travessão.

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